arte
arte

EXPOSIÇÃO “I’ll BE YOUR MIRROR” DE THOMAS DOZOL

Por Cartaz Comunicação
Fotos Divulgação

Pela primeira vez em São Paulo, após exibição em Nova Iorque e Atlanta, exposição apresenta série limitada de fotografias.
 
O Espaço Soma recebe a exposição “I’ll Be Your Mirror”, do francês Thomas Dozol. O fotógrafo apresenta retratos de amigos e conhecidos registrados após quinze minutos do banho, no máximo. A ideia é congelar um momento de autocontemplação e reflexão, explorando fronteiras da intimidade e familiaridade. As obras serão comercializadas e a exposição fica em cartaz até 27 de novembro, com curadoria do cineasta Diego de Godoy e produção do Kultur Studio.

arte

arte

arte

arte

“I’ll Be Your Mirror” é a captura desses momentos de privacidade, em que Thomas Dozol procura se misturar ao ambiente da pessoa retratada, sem interferir em sua rotina diária, sem interrupções do cotidiano. A exposição já esteve em Atlanta e em Nova Iorque, no NP Contemporary Arts Center, onde o cantor e compositor Elton John adquiriu cinco fotografias da série.

Munido de sua câmera, e sem equipamento de iluminação e equipe técnica envolvidas no trabalho, Dozol não dá nenhum tipo de instrução aos indivíduos. Com isso, o processo criativo de sua obra torna-se quase tão íntimo quanto o momento que ela retrata de forma sutil e poderosa, caracterizada por uma vivacidade e uma palpabilidade arrebatadoras. “Entre os amigos de Thomas Dozol retratados na exposição “I’ll Be Your Mirror” estão a atriz Gwyneth Paltrow, os músicos Casey Fisher (Fisherspooner), Jake Shears (Scissors Sisters) e Michael Stipe (R.E.M.), cantores e personalidades que sempre aparecem glamourizados e produzidos, mas, nas imagens, surgem naturais e em pé de igualdade com o os demais da série”, reflete Diego de Godoy.

A maioria das personagens são fotografadas ainda molhados, fazendo referencia à água, pois, segundo Dozol: “ela tem papéis importantes, como ‘renascimento’, ‘purificação’ e ‘recomeço’, conceitos que podem ser aplicados tanto aos ritos sagrados, como ao ritual diário do banho”, detalha o artista.

A inspiração da série, uma reflexão sobre a vida humana, surgiu do fascínio do artista pela capacidade dos pintores nabis [do hebraico “profetas”] de transformar momentos aparentemente mundanos em algo mais elevado.

A trilha sonora do evento estará por conta do Staff +Soma, Fernanda Masini e Rodrigo Brasil.

Thomas Dozol nasceu na Martinica, em 1975. Já teve trabalhos publicados em revistas internacionais como Interview, Vogue, Paper e Another Man. Possui Bacharelado em Arte Dramática e atua diretamente na área de fotografia há cerca de 5 anos. Já trabalhou com teatro, em Paris e Nova Iorque.

A exposição “I’ll Be Your Mirror”, por Thomas Dozol @ Espaço Soma, ocorrerá até o dia 27/11/2010.

Rua Fidalga 98 - Vila Madalena - São Paulo

Telefone: 011-3031-7945
www.maissoma.com
info@maissoma.com

 
 
imprimir