arte
arte

FRANCESA GASEDIEL ETERNIZA GRAFITES DE SÃO PAULO COM A MOSTRA PIX’ART

Por Key Press Comunicação
Fotos Divulgação

A IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras apresenta, até o dia 31 de julho, a exposição  PIX'ART,  que exibe a  arte urbana da francesa Gasediel. As obras são uma homenagem à arte  de rua desta megalópole mundial – São Paulo – e recriam situações urbanas, que se fundem a personagens símbolos dos grafites presentes na atmosfera paulistana.

A artista produz suas obras com o uso de óleo, acrílico e spray. Tudo serve de pretexto para sua arte. Gasediel se projeta no universo citadino, brutal e metálico de São Paulo. As telas se preenchem de grafites com cunho emocional e de piscadelas pessoais sob velhas paredes paulistanas. Gasediel usa a sua própria técnica para cobri-las de cimento, com muita textura e vários efeitos.

Com esse trabalho, Gasediel permite uma certa deformação: trazer grafites da rua para a casa, das paredes para as telas.

arte

A exposição de Gasediel chega à São Paulo em boa hora. “Eu adoro usar as mensagens dos grafiteiros, até mesmo com veemência, mas sempre com uma dose de poesia”, explica Gasediel. “E é assim que surge minha própria visão de São Paulo”, conta ela.

  
Sobre a artista Gasediel

Nascida em Nantes, em janeiro de 1969, aos 35 anos, depois de dez anos trabalhando no Bâtiment et les Travaux Publics (Departamento de Construção e Obras Públicas, da França), após 3 encontros decisivos, ela entrevê a possibilidade de se consagrar em algo que sempre lhe parecera impossível. Pintar. Pintar, primeiramente em muros, suportes nos quais ela cria seus próprios universos. Prudente, ela se concentra em decorações contemporâneas, gráficas e estéticas.

Em 2006, ela segue o curso completo de “Peintre en Décor” (Pintar em Decoração) da Escola de Arte Mural de Versailles, na França, com uma ótica de cunho profissional. Um ano mais tarde, juntamente com dois alunos da Escola, ela se instala em um atelier em Versailles. A partir das decorações murais, a artista começa a trabalhar as matérias e os efeitos. Ela experimenta, então, a sua criatividade por meio das diferentes técnicas adquiridas. Passa cada vez mais tempo entre  telas, papéis, papelões e madeira. Ela se libera. Ela ousa.

arte

“Descomplexada do pincel”, como gosta de descrever a si mesma, lança-se, então, no trabalho de luzes e sombras. Em seguida, avança, rompe suas próprias barreiras, para ousar os “trompe l’oeil” (ilusão de óptica) contemporâneos. As temáticas associadas à rua, ao mundo industrial, às descobertas com o pincel de Klasen, interpelam. A partir daí, decide pintar sob o pseudônimo de Gasediel.

No verão de 2008, a artista é projetada no universo citadino, brutal, metálico desta que é uma megalópole mundial – São Paulo. Seu trabalho muda, torna-se maduro... o óleo, o acrílico, a colagem, o spray, tudo serve de pretexto para sua arte.

Em 2010, Gasediel expõe em São Paulo. Seu principal tema de inspiração continua sendo as paredes de São Paulo, com grafites e elementos incontornáveis de São Paulo.

O sucesso dessa exposição supera as expectativas. A artista continua a pintar a arte das ruas paulistanas, mas, desta vez, ela se inspira em pichações e nas paredes dos grafiteiros famosos da cidade. A exposição PIX'ART, em maio 2011, na IQ Art Gallery do Chakras, apresenta esses poderosos grafites, símbolos essenciais da cidade.

Mostra: PIX'ART
Até 31 de julho
De terça a quinta, das 12h à 1h | sexta e sábado, das 12h às 2h | domingo, das 12h à 0h
IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins | São Paulo
Telefone 011- 3062-8813
www.chakras.com.br

 
 
imprimir