arte

POÉTICA RELACIONAL | EXPOSIÇÃO RESGATA ARTE POLITIZADA DOS ANOS 1970

Por Tiago Santos | TSantos Assessoria de Comunicação
Fotos Divulgação

A mostra “Poética Relacional” discute práticas artísticas experimentais e estabelece paralelos da recente história da arte contemporânea brasileira e sul americana.
 
A Galeria Jaqueline Martins apresenta a exposição “Poética Relacional”, com obras que visam a estabelecer relações entre a politizada arte conceitual dos anos 1970 com a recente produção experimental. A mostra é composta por obras dos artistas Hudnilson Jr., Genilson Soares, Adriana Aranha, Laura Andreato e do colombiano Edwin Sanches. A exposição, que fica em cartaz em São Paulo, conta com texto do crítico e curador Fernando Oliva.
 
“Poética Relacional” coloca o público em contato direto com práticas artísticas experimentais que, dentro de um senso crítico e compromisso, gera reflexões e questionamentos da noção de obra de arte arraigada na cultura ocidental. Os trabalhos apresentados usam a fotografia, o xerox e o vídeo como documento de ações e processos para reivindicar seu lugar de objeto de arte, e sua posição no mercado de arte.~

Genilson Soares exibe registros fotográficos de performances e ações produzidas para a Bienal Internacional de São Paulo (1973 e 1977) e para a Bienal Nacional (1974 e 1976).

Hudinilson Jr. exibe uma sequência de cinco imagens de performance realizada em 1982, na exposição Arte Xerox Brasil, dentro da Pinacoteca do Estado de São Paulo. As fotografias exibem um ato sexual entre o artista e uma máquina de Xerox. Apesar de pertencer as coleções do MAC/USP, MASP, Pinacoteca, CCSP e Itaú Cultural, as imagens da “lendária” performance nunca foram exibidas ou vendidas em uma galeria de arte.
No ambiente construído intitulado “Varanda”, a artista Laura Andreato explora a relação da obra com o espaço, inserindo o ponto de vista e o corpo do espectador no interior do trabalho.

A obra “Desvios Cotidianos”, da artista Adriana Aranha, relaciona o modo pelo qual uma ação se transforma em objeto de arte. A obra nos coloca a refletir sobre o sentido do sentido e seus paradoxos.

Edwin Sánchez traz uma instalação fotográfica incisiva e provocadora, que nos coloca diante das recentes e violentas lutas da Colômbia, seu país de origem. A instalação ''Inserción en Circuito Ideologico'' apresenta imagens de uma arma adquirida no mercado negro, que recebe intervenções escritas do artista e volta para sua origem.

A galeria Galeria Jaqueline Martins, aberta em 2011, representa artistas emergentes e artistas da recente história da arte brasileira, dando destaque para a politizada arte conceitual dos anos 70, como  Daniel Nogueira, Genilson Soares, Dudu Santos, Nara Amelia, Ronaldo Aguiar, Azeite de Leos, Alex Vallauri, Marcelo Amorim e Edwin Sanchez.

Exposição: “Poética Relacional” Até 28/07/2012
De Segunda a Sexta, das 12h às 19h, e Sábados, das 12h às 17h | Entrada Grátis
Galeria Jaqueline Martins | Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros.
Telefone 011-2628-1943
www.galeriajaquelinemartins.com

 
 
imprimir