arte
arte

LAURA GORSKI REFLETE SOBRE A PAISAGEM EM INDIVIDUAL NO ESTÚDIO BUCK

Por TSantos Assessoria de Comunicação
Fotos Divulgação

O Estúdio Buck apresenta a exposição “Arquipélago dos Lugares Imaginários”, da artista Laura Gorski, onde o título da mostra é baseado em um conto do escritor italiano Ítalo Calvino, que assim como as obras de Laura, trata de paisagens estranhas, transformação e viagens existentes apenas no terreno da ficção. A mostra, que tem curadoria de Galciani Neves, fica em cartaz até 04 de maio de 2013.

arte

arte

arte

arte

O conjunto, exposto em três salas distintas --- série de intervenções fotográficas, o vídeo “Lufadas de Tempo” e a instalação “Paisagem Provisória”, investiga questões alusivas ao tempo e à relação entre os aspectos natural e artificial da paisagem. Todas as obras apresentadas surgiram durante residência artística em Berlin, cidade na qual viveu durante o ano de 2012.
As imagens fotográficas são 20 páginas retiradas de um livro antigo, em preto o branco, de paisagens do Parque Nacional Sumava, na República Checa, garimpado em um dos muitos sebos da capital alemã. A artista faz pequenas intervenções com tinta branca sobre as imagens agregando materialidade às paisagens.
No vídeo “Lufadas de Tempo”, de 20 minutos de duração, a relação entre os elementos -­‐ montanha, nuvens, hélice, vento -­‐ gera uma sobreposição de camadas temporais. A cena é uma paisagem que se transforma lentamente, pautada pela presença da turbina de energia eólica que dá compasso ao tempo. Ao longo do vídeo, a alteração da luz reforça a quietude da imagem ao anunciar o fim do dia.
A instalação “Paisagem Provisória” é composta por desenhos realizados em placas de MDF de tamanhos diversos, que, posicionadas no espaço, se relacionam a partir da linha do horizonte. O trabalho cria uma atmosfera silenciosa que envolve o espectador e revela uma busca por possibilidades de pausa e contemplação.

Laura Gorski | Arquipélago dos Lugares Imaginários
Abertura 16 de março de 2013, das 12/18h.
Período expositivo: 18.03.13 a 04.05.13| Entrada Franca

Estúdio Buck
Rua Lopes Amaral, 123 | Telefone 011- 3846 4028 / 3044 4575 | Itaim | São Paulo.
De 2ª a 6ª das 11h/18h e Sábados das 11h/14h.
www.estudiobuck.com.br

Sobre a Artista | Laura Gorski, 1982, vive e trabalha em São Paulo, é graduada em Design pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo. Dentre as exposições que participou se destacam a individual Paragem (Zipper Galeria, São Paulo, SP, 2011) e as coletivas Arise (João Cocteau, Berlim, Alemanha, 2012), 11o Salão de Arte de Jataí (MAC Jataí, Goiás, 2012) no qual recebeu referência especial do júri, Boîte Invaliden (Galerie Invaliden1, Berlim, Alemanha, 2011), X Bienal do Recôncavo (Centro Cultural Dannemann, São Felix, Bahia, 2010) na qual foi contemplada com o prêmio aquisição, Fidalga no Paço (Paço das Artes, São Paulo, SP, 2010), Programa Exposições 2009 MARP (Ribeirão Preto, SP, 2009). Em 2012 participou de residência artística na Fundação Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, Portugal, e de residência artística em Berlin, Alemanha.

 
 
imprimir