arte
ARTE

NARA AMÉLIA

Por Tiago Santos | TSantos Assessoria de Comunicação
Fotos Divulgação

Exposição de Nara Amélia recorre à fábulas e mitos para relacionar cultura e as relações sociais. Universo de personagens e ambientes fantásticos aproximam obras da literatura e da filosofia
A Galeria Jaqueline Martins apresenta entre 18 de maio, das 12h às 17h, e 22 de junho de 2013, a exposição “O Melhor dos Mundos Possíveis”, da artista gaúcha Nara Amélia. Criando narrativas permeadas por uma constante sensação de desassossego, a mostra lança um olhar sobre a cultura e as relações sociais.
“O Melhor dos Mundos Possíveis” está composta por criações de refinada técnica de gravura em metal, desenhos e bordados, que trazem um universo de personagens fantásticos, animais híbridos e fabulosos que aproximam o trabalho de Nara à literatura e à filosofia e remetem à questão humano-animal e ao exercício de autoconhecer.
As cerca de 30 obras em exibição evocam antigos mitos, lendas e crenças, culturas e estéticas do passado, onde as relações entre homens e animais não eram interpostas pela ciência ou pela zoologia. Nelas, os animais e as situações são uma forma de ficção poética para pensar coisas que são relativas ao homem, ao mundo.
Nara Amélia é uma jovem artista premiada, tendo realizado mostras individuais e coletivas pelo país. Desde o começo dos anos 2000, vem desenvolvendo um trabalho coerente e singular a partir da gravura em metal - água-forte, buril e ponta-seca, técnica de imprimir imagens sobre papel a partir de desenhos criados com incisões e corrosões em uma superfície metálica. Por meio desse processo agressivo, sua produção se destaca por mesclar aquarela, desenho e bordado em obras de imensa delicadeza, minúcia e sofisticação.

ARTE

ARTE

ARTE

ARTE

ARTE

ARTE

“O meu trabalho dialoga com formas e estéticas que reúnem desde as mais antigas representações de animais, como alegorias de concepções espirituais ou morais, passando pelos tradicionais bestiários, cuja caracterização propõe valores morais para o homem, como podemos  ver nas fábulas protagonizadas por estas criaturas, que carregam consigo narrativas com finalidades moralizantes”, ressalta Nara.

Galeria Jaqueline Martins | Nara Amélia “O Melhor dos Mundos Possíveis”
De 18/05 a 22/06/2013 | Segunda a sexta das 12h as 19h e sábados das 12h as 17h
Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 74 | Pinheiros | Telefone 011 - 2628-1943 | São Paulo
www.galeriajaquelinemartins.com

 

 
 
imprimir