arte
arte

LUCY CITTI FERREIRA

Por Tiago Santos | TSantos Assessoria de Comunicação
Fotos Divulgação

A Galeria Pilar comemora seus dois anos de atividades com exposição panorâmica da grande artista argentina Marta Minujín. A mostra, que acontece em São Paulo, tem curadoria do argentino Rodrigo Alonso e reúne importantes obras da carreira da artista, desde sua produção efêmera e pioneira em instalações de ambiente dos anos 1960 até trabalhos mais recentes, da última década.
Marta Minujín é uma figura emblemática na história da autogestão de projetos na Argentina. Incansável "projetista", Minujín transitou por múltiplas experiências durante sua produção. No início dos anos sessenta, realizava performances de caráter efêmero, como “La destruccíon”, realizada em Paris em 1963. Essa sua primeira obra autodenominada Happening, na qual convocou os artistas Alejandro Otero, Carlos Cruz Diez e Christo, para queimar e destruir seus trabalhos expostos. 
Na exposição é apresentados documentação e croquis de performances e instalações históricas, como “Obelisco Acostado, realizada na Bienal de São Paulo, em 1978; e a ação “Repollos”, realizada em 1977, no MAC USP”. A mostra traz ainda a celebrada série de seis fotografias da ação “O pagamento da Dívida Argentina”, realizada com Andy Warhol, em 1985, em Nova York, desdobramentos dos famosos colchões dos anos 1960, além da escultura “Catedral para o Pensamento vazio”.
No mesmo período da mostra em São Paulo, a artista recria um de seus mais importantes trabalhos na 9ª Bienal do MERCOSUL 2013, que ocorre entre 13 de setembro a 10 de novembro de 2013 em Porto Alegre. Apresentada originalmente em 1966, no Instituto Torcuatro de Tella, em Buenos Aires, a obra “Simultaneidad en Simultaneidad”, trata-se de um projeto internacional denominado Three Countries Happening, concebido em colaboração com os artistas Allan Kaprow (desde Nova York) e Wolf Vostell (desde Berlim). De Buenos Aires, Minujín usava todos os meios de comunicação (televisão, telex e rádio), para criar uma invasão de mídia instantânea.
Exposição Marta Minujín | Até 26/10/2013 | De terça a sexta das 11:00 as 19:00 horas e Sábados das 11:00 as 17:00 horas
Galeria Pilar | Rua Barão de Tatuí, 389 | Telefone 011-3661-7119 | www.galeriapilar.com

arte

arte

arte

 

 
 
imprimir