arte
santa comédia


HUMOR EM PÉ NO BLEECKER ST.
Por: Namoska Comunicação
Foto Rafael Guadaluppe

O grupo curitibano Santa Comédia, formado pelos atores Marco Zenni, Vitor Hugo e Fábio Lins agregou em sua trupe, grandes feras do humor paulista: Carol Zoccoli, Fernando Muylaert e Felipe Andreoli para a temporada de shows de stand up comedy em São Paulo, sem data prevista para término das apresentações. O Santa Comédia é conhecido por ser de um dos grupos de maior repertório de stand up do Brasil, a renovação de textos é fundamental para a criatividade e satisfação de seus integrantes.

Prestes a completar dois anos em cartaz, o show visto por mais de 30.000 espectadores no Sul, prova que o gênero "stand up comedy", originariamente inglês, já caiu no gosto dos brasileiros e é uma atração muito procurada nos bares que abrem espaço para esse tipo de espetáculo.

A essência do "stand up", como o próprio termo sugere, é a comédia em pé, apresentada por um só ator no palco, em companhia de apenas um microfone. Sem auxílio de artifícios como personagem, maquiagem, figurino, ou anedotas já conhecidas do público, os artistas se apresentam de forma improvisada, retratando com muito humor, situações corriqueiras. Atores consagrados como Jim Carrey, Whoopy Goldberg, Robin Williams e Eddie Murphy, iniciaram suas carreiras fazendo apresentações desse gênero. No Brasil a versão foi adaptada acrescentando, além do microfone, um banquinho de apoio e textos de autoria dos próprios comediantes que se revezam no palco.

Conheça um pouco mais sobre os integrantes do Santa Comédia
Fotos: Paola Máximo

Vitor Hugo

Vitor Hugo é um dos fundadores do grupo Antropofocus™, companhia de teatro curitibana que se destaca nacionalmente na pesquisa da comédia. O ator esteve em cartaz recentemente com as peças “Contos Proibidos de Antropocofus”, “Entrando numa Gelada”, “Pequenas Caquinhas”, “Amores e Sacanagens Urbanas”, entre outras. Já participou do elenco de alguns curtas-metragens e do longa metragem “Mistéryos”, e está no stand up comedy desde 2005, quando começou no “Cabaret de Diogo Portugal”. Recentemente participou do programa Metrópolis da TV Cultura.

Carol Zoccoli

Carol Zoccoli, apontada pela revista Época SP (maio/2008) como novo talento do stand up, é a única mulher do grupo e uma das primeiras a se aventurar nesse estilo de espetáculo no Brasil. Tem participado de diversos shows de humor como o "Comédia em Pé e o "Clube da Comédia". Diferentemente de seus colegas do Santa Comédia, não tem uma trajetória vinda de TV e teatro. Ela é filósofa e atualmente faz mestrado em Estética e História da Arte. De uma personalidade naturalmente cômica e fazendo piada de sua própria estatura, Carol começou a escrever seus textos de humor antes mesmo de saber da existência do stand up por aqui. Logo se interessou pelo assunto e virou uma estudiosa seguidora de Judy Carter, atriz americana que escreveu vários títulos dedicados a técnicas para fazer humor stand up. Também arrancou muitas gargalhadas ao se apresentar no programa Metrópolis, na TV Cultura, e no programa Mulheres da TV Gazeta.

Marco Zenni

Marco Zenni, ator e diretor, foi indicado 3 vezes ao prêmio de melhor ator no Festival de Gramado e do Paraná, nos anos 2000, 2001 e 2007. No cinema fez parte do elenco dos filmes “Estômago”, “Corpos Celestes” e “Mistéryos”. Iniciou seu trabalho no stand up comedy em 2004, no “Cabaret” de Diogo Portugal. Desde então participa como convidado e idealiza diversos espetáculos e mostras do gênero, como “Só Ria”, “Rodízio de Humor”, entre outros. Participou do Metrópolis da TV Cultura e do quadro “Humor na Caneca” no programa do Jô, Rede Globo.

Fernando Muylaert

Fernando Muylaert iniciou sua carreira aos sete anos de idade, depois de ganhar uma câmera de seu pai. Aos 16 anos ingressou num curso de teatro e se apaixonou pelos palcos. Para citar apenas algumas atividades desse artista multifacetado, ele é ator, produtor, diretor e apresentador. De 2004 a 2008 esteve no comando do programa "Vida Loca" (canal Multishow), mix de entretenimento, informações e reportagens malucas. Entre outras atividades na TV, colaborou com o programa H, na época comandado por Luciano Huck (Band), produziu e apresentou o quadro "Insano" no programa de Otávio Mesquita (Redetv) e fez reportagens para o programa de Joyce Pascowich (SBT). No teatro, atuou em "Yebabelo" e "Era tudo brincadeira".

Felipe Andreoli

Felipe Andreoli é jornalista e teve desde pequeno como referencial para a vida profissional, seu pai Luiz Andreoli, que trabalhou em grandes emissoras de TV como Globo, Record e Bandeirantes. Ficou conhecido por integrar a equipe de repórteres do programa "Custe o que custar", o CQC (Band), atração semanal que faz uma retrospectiva de fatos políticos, artísticos e esportivos com pitada generosa de humor. Sua experiência no programa o permitiu experimentar o humor e assim surgiu o interesse pelo stand up comedy. Felipe também já participou de outros espetáculos do gênero como o "Comédia na Veia" e o "Café Comédia" comandado por Fábio Silvestre em Curitiba.

Fábio Lins

Fábio Lins, atualmente faz parte do elenco da série brasileira “9mm”, da FOX e está em cartaz na direção do Grupo Nuimproviso, que apresenta shows de improvisações cômicas em Curitiba.
O ator que atua desde os 8 anos, protagonizou o filme “Os Xeretas”, ao lado do ator veterano Francisco Cuoco, e o Disney Club. No humor, fez apresentações em diversos shows de stand up comedy como na mostra Risorama, uma das maiores do país, onde foi o mais novo humorista a subir ao palco.

SERVIÇOS

Santa Comédia

com Marco Zenni, Fábio Lins, Vitor Hugo, Fernando Muylaert, Felipe Andreoli e Carol Zoccoli.

Todos os domingos às 21h.

Local: Bleecker St.

Rua Inácio Pereira da Rocha, 367 - Vila Madalena

Ingressos: R$30,00

Estacionamento no local - R$ 15,00

Reservas (11) 9292 8111 / 3032 3697

 

 
 
imprimir