astrologia

À SOMBRA DE CADA SIGNO! CONTRADIÇÕES E DUALIDADES DO ZODÍACO

Por Jacqueline Cordeiro
Fotos Divulgação

As explosões típicas de Áries, a rigidez de Touro, o apego ao passado de Câncer... Veja como é o lado B de cada signo e também dicas de como encontrar o equilíbrio, recuperando o melhor de cada um.

Áries
A SOMBRA | A atitude excessivamente competitiva dos arianos é pano de fundo para o grande medo que têm do fracasso que fere gravemente sua autoestima. Este medo é encoberto com a pressa, a impulsividade, a temeridade, em atitudes irrefletidas, na invasão do espaço alheio, em explosões de agressividade e na aceleração do ritmo natural dos acontecimentos.
A SOLUÇÃO | Deixar para trás sua autoindulgência e seu narcisismo juvenil (que tanto dificulta seu amadurecimento). Aprender a valorizar o sossego e o repouso para poder entender suas próprias limitações e temores.

Touro
A SOMBRA | A rigidez e a incapacidade de expressar naturalmente sua energia emocional são grandes obstáculos a sua felicidade plena. Esta dificuldade gera sentimentos de ira e raiva, teimosia, ambição e autopreservação desmedida, possessividade, ciúmes e cobiça.
A SOLUÇÃO | Aceitar seus defeitos e pedir ajuda, mostrando suas necessidades e carências. Deixar de lado seus mecanismos obsessivos de controle das emoções e parar de querer passar a todo tempo a imagem de pessoa estável e previsível. Existem momentos em que é impossível se manter nesta postura sem nos agredirmos internamente.

Gêmeos
A SOMBRA | A necessidade constante de excitação mental para suprir seus vazios emocionais, dedicando-se vorazmente a colecionar dados, ocasiona esgotamento físico e mental. Sua imaturidade adolescente acaba levando-o a extremos de atividades. Sua recusa de aceitar seu lado emocional e entender que não conseguimos ser racionais 100% de nossas vidas.
A SOLUÇÃO | Precisa aprender a calar-se para descansar seus reflexos mentais para, assim, desfrutar do silêncio e entender os anseios de sua alma. Aceitar que a vida, às vezes, é monótona e que a rotina faz parte dela.

Câncer
A SOMBRA | Seu presente cheio de memórias do passado, fazendo com que não avance, contaminando o agora com sensações de outros tempos. Sua excessiva necessidade de pertencer a algo (família, amigos, grupos) e sua dificuldade de se entregar a experiências da realidade presente fazem com que seu humor e sensibilidade beirem ao extremo, além de ser desconfiado quanto a tudo que é novo.
A SOLUÇÃO | Enfrentar suas emoções, entendendo que certos temores são relacionados a sua infância e não mais ao momento atual. Perder o medo de se entregar e aprender a arriscar sem tanta resistência. Criar sua própria família para ter a chance de exercer a maternidade ou paternidade.

Leão
A SOMBRA | Dificuldade em se desvincular de sua autoimagem, que é sempre muito grandiosa e impossível de ser alcançada. Estar sempre com um excesso de atividades, tendo problemas em ficar quieto e entrar em contato com seu interior. O fracasso profissional ou emocional que leva a grandes crises, não entendendo que somos humanos e passíveis de falhas.
A SOLUÇÃO | Parar com o autoengano e se ver realísticamente. Isto poderá levá-lo à depressão ou à somatização física, mas, no final, será terapêutico e favorável. Saber se expressar naturalmente, reduzindo seu nível de dramatismo e buscando uma atividade criativa que tranquilize seu coração e sua mente.

Virgem
A SOMBRA | Um dos seus maiores temores é o desprezo emocional, já que sente uma enorme insegurança nas relações afetivas. Por ser um signo excessivamente mental, tende a desconsiderar suas emoções, necessidades e carências. Esta raiva é vivida por meio de sentimentos de culpa e problemas intestinais.
A SOLUÇÃO | Reduzir seu radar que é totalmente orientado para a compreensão mental de tudo e deixar que suas emoções saiam sem nenhuma censura ou crítica. O silêncio é um bom caminho para que entenda que todos precisamos demonstrar e receber afeto, carinho, e que nem sempre é o mental o nosso melhor conselheiro.

Libra
A SOMBRA | A profunda dependência do outro faz com que não seja legítimo em suas ações, desejos e pensamentos. Está aprisionado em ser o mais correto, diplomático e civilizado faz com que interiorize sua raiva e agressividade, que é direcionada para seu interior, gerando muita frustração e gastrite.
A SOLUÇÃO | Entender que em certos momentos “mostrar os dentes e garras” é necessário e saudável, pois, só assim, conseguirá colocar limites contra a constante invasão dos demais e ser mais respeitado. Deixar de depender tanto do outro e passar a agir conforme suas próprias orientações.

Escorpião
A SOMBRA | Sua profunda e vulnerável sensibilidade, quase infantil, criada em seus conflitos sociais e familiares. Por não conseguir se entregar de forma verdadeira, cria uma máscara de ressentimento e vingança, que atinge todos aqueles que, de alguma forma, o magoaram.
A SOLUÇÃO | Passar a confiar naqueles que estão lhe ajudando, entendendo que o fazem, não por interesse ou motivos escusos, e sim porque o amam. Expulsar todos os rancores para poder limpar seu coração e se tornar uma pessoa amorosa, que tanto é, mas que não consegue expressar.

Sagitário
A SOMBRA | Dificuldade para comprometer-se com seu cotidiano e fincar os pés no chão. Entender que o compromisso não restringe sua liberdade. Falta de estrutura para lidar com as crises existenciais, buscando atalhos mágicos, ao invés de enfrentar o presente doloroso com a devida paciência.
A SOLUÇÃO | Deixar um pouco de lado sua parte animal (desejo compulsivo por aventura) e se conectar mais com sua parte humana (mente sábia) para poder enfrentar a rotina do dia a dia. Procurar tranquilizar-se e reduzir sua intensa energia com atividades como yoga, meditação e natação.

Capricórnio
A SOMBRA | O problema é nunca ter permitido ser uma autêntica criança, descontraída e brincalhona. Sua incapacidade de se divertir e relaxar faz com que se deprima com facilidade. Por debaixo de uma aparência séria e cheia de ambição, existe uma pessoa frágil que não aceita pedir ou receber ajuda.
A SOLUÇÃO | Deixar de lado este “pai interior” rigoroso, que exige o tempo todo deveres e compromissos, e que, geralmente, é projetado em figuras de autoridade, como chefes, pai, mãe, marido, esposa. Parar de fugir de relacionamentos, os quais o faz se sentir emocionalmente vivo, por medo de sofrer o abandono. Lembrando que seu regente Saturno, por medo de ser destronado, comia seus filhos, um por um!

Aquário
A SOMBRA | O ar impassível, frio e distante que lança sobre os demais e a dificuldade em demonstrar ternura e afeto. Apesar de ter valores humanistas e progressistas com sua mente, às vezes, mostra-se pouco humano com seu coração.
A SOLUÇÃO | Deixar de lado seu espírito crítico e rigoroso consigo mesmo e com os demais, entendendo que somos humanos, passíveis de fraquezas e falhas. Aceitar sua rotina que, por vezes, pode ser limitante e monótona, desfrutando do dia a dia sem expectativas idealizadoras.

Peixes
A SOMBRA | O excesso de altruismo, vitimização e compaixão pelo sofrimento alheio faz com que facilmente acabe dependente de tudo aquilo que signifique escapismo (tranquilizantes, álcool, drogas, supertições, misticismo exacerbado). A facilidade com que se desconecta da realidade, fazendo com que os demais o considerem indecifrável ou pouco confiável.
A SOLUÇÃO | Fazer terapias de autoajuda ou atividades que desenvolvam seu incrível potencial artístico e musical. Buscar, por meio da introspecção e da meditação, o seu equilíbrio interior. Aprender a dizer não e saber onde termina o espaço do outro e começa o seu.


astrologia

 
 

imprimir