cinema
Patricia Field

ESTRELA DOS FILMES FASHION
Da Redação

Associar cinema com moda e não pensar em Patricia Field é praticamente um pecado fashion. Afinal, ela é a responsável pelos looks de nada menos que Sex And The City, o Filme, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom e, claro, O Diabo Veste Prada, com o qual concorreu ao Oscar de Melhor Figurino em 2007. Ou seja, os longas mais fashions dos últimos anos. Mas foi na televisão que Patricia ganhou reconhecimento também do grande público.

becky bloom

A trajetória da figurinista no mundo da moda, porém, começou muito antes de seu nome estar ligado a filmes e séries de sucesso. Nova-iorquina, ela abriu sua primeira loja em 1966, no hypado Greenwich Village. Patricia logo fez sucesso na cena underground da cidade. Ela afirma que ter inventado durante a década de 70 a hoje quase indispensável legging, mas há controvérsias e ninguém sabe ao certo se foi a estilista mesmo que criou a peça.  Fato é que ela está sempre em suas produções.

Patricia chegou ao mainstraim nos anos 90. Mais especificamente em 1995, quando conheceu Sarah Jessica Parker nas filmagens de Miami Rhapsody. As duas ficaram amigas e foi Sarah quem indicou Patricia para montar o figurino de Sex And The City. O seriado estreou na TV americana em 1998 e não demorou para as roupas escolhidas pela figurinista se tornarem protagonistas da história ao lado das quatro amigas. O segundo filme da série deve sair no ano que vem e a não inclusão do nome de Patricia na produção tem causado burburinhos no mundo fashion.

sexy and city

Mas antes do boom SATC, o talento da figurinista já havia sido reconhecido na tradicional premiação do Emmy. Em 1990, ela levou a estatueta pelo trabalho no filme da Disney Channel, Mother Goose Rock 'n' Rhyme. Patricia voltou a ganhar o prêmio de melhor figurino de programa televisivo em 2002, justamente com SATC. Em sua extensa lista, há ainda quatro
Costume Designers Guild Awards (todos por Sex) e um Satellite Awards (por O Diabo Veste Prada).

O diabo veste prada

Considerada um dos nomes mais visionários da moda, Patricia continua com sua loja, agora em Manhattan, e trabalha em colaboração com outras marcas. Em 2005, por exemplo, ela lançou uma coleção de sapatos e acessórios para a popular Candie’s Shoes.  Também criou uma coleção para a Rocawear, do rapper Jay-Z, desenvolveu uma edição limitada para Keds e desenhou uma linha de relógios para a Seiko do Japão. Sem contar que desde 2004, Patricia é a diretora criativa da marca japonesa Smacky Glam.

Engajada, a estilista e figurinista ainda se envolveu na última campanha presidencial nos EUA. Ela desenhou a camiseta “Vamos Votar” para conscientizar os fashionistas (lá o voto é facultativo) e a renda com as peças foi repassada para Rock The Vote, uma organização sem fins lucrativos também de incentivo ao voto.

 

 

 

 
 
imprimir