tag cinema
cinema

NOVA OBRA DO MESTRE MIYAZAKI, É BELO E PERFEITO

Por Renata Borges
Fotos divulgação

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ye no Ponyo)

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo,
uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia.
Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Ponyo é um filme ingênuo voltado para um publico infantil, porem a fantástica magia da animação de Miyazaki encanta todas as idades e culturas.

A história se passa em dois mundos: o mundo real de Sosuke, um garotinho de 5 anos que mora com as pais em uma casa de frente para o mar. Sua mãe é jovem e trabalha ajudando idosos, seu pai é capitão deum navio e ausente da família por causa da vida em alto mar. Já no mundo de fantasia, vive Ponyo filha de um feiticeiro e da Deusa do Mar.

Um dia Sosuke salva uma peixinho dourada, Ponyo - onde da início a uma grande amizade.

Nesse longa, não a vilão mas sim o ato de julgar as aparências.

Diretor de obras memoráveis como “A Viagem de Chihiro” - que levou Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2002 e Oscar de melhor animação em 2003 - e “O Castelo Animado”, sucesso de critica. Miyazaki volta com esplendor, criatividade e perfeição, mantém a originalidade da sua animação feita à mão e nos conta uma bela historia de amizade.

Em Ponyo, somos presenteados com a inocência infantil e com a trilha sonora, carregada de sentimento. Ainda que sutil nesse filme temos uma critica para uma consciência ecológica e humanitária.

cinema

cinema

Direção: Hayao Miyazaki
Japão, animação, 2008, 101 min
Elenco Vozes: Yuria Nara , Noah Lindsey Cyrus , Hiroki Doi , Frankie Jonas, Jôji Tokoro
Produção: Toshio Suzuki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Fotografia: Atsushi Okui
Classificação: Livre

----------------------------------------------------------------

VEJA TAMBEM

MARY E MAX - UMA AMIZADE DIFERENTE (Mary e Max)

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

cinema

Direção: Adam Elliot
Austrália, animação, 2009, 92 min
Roteiro: Adam Elliot
Produção: Mark Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page
Elenco Vozes: Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana, Barry Humphries.
Classificação: 12 anos

----------------------------------------------------------------

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Stripped Pyjamas)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

cinema

Direção: Mark Herman
EUA/Inglaterra, drama, 2008, 94 min
Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne
Produção: David Heyman
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O Brien, Domonkos Nemeth, Henry Kingsmill, outros.
Classificação: 12 anos


 
 
enviar