tag cinema
tropa

O BRASIL MOSTRA A CARA!

Por Renata Borges
Fotos divulgação

Tropa de Elite 2

Sinopse
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui inimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família.

02

Escrever sobre o filme assim que visto, é desafiador. Tropa de Elite 2 é impactante. Não só do começo ao fim, ele tem efeito de perpetuar.

Seguindo a mesma narrativa do primeiro filme, em voltar no tempo pra situar o espectador, Capitão Nascimento (agora Coronel Nascimento) conta a historia.

Após uma ação mal sucedida do BOPE no Bangu I, que trouxe repercussões políticas graves, Nascimento é "punido" assumindo o cargo de Subsecretário de Segurança Publica enquanto Mathias é usado de bode expiatório e expulso do BOPE.

O maravilhoso roteiro, faz critica sem dó e sem piedade: a desigualdade, a corrupção, ao Governo e Estado, ao trafico, as drogas, ao crescimento das milícias nos morros cariocas, ao poder (políticos e política) que nada faz pra reverter o caos e sim o esforço pra manter tudo como esta. O filme se desdobra nos temas na medida certa, com conflitos psicológicos, ação e questionamentos. Pra apimentar ainda mais a trama temos outros protagonistas que causam conflitos os Direitos Humanos e a Imprensa.

Apesar de ficção, o filme é calcado na realidade nua e crua do Brasil. O cenário caótico ou ate mesmo a repulsa ao "uniforme azul", são na verdade realidades bem familiares ao espectador.

O elenco é magnifico, temos um excelente trio de roterio, direção e montagem. Tecnicamente o longa é perfeito, seu ritmo hipnotiza. O jogo de luz e sombra da fotografia dialoga com maestria com a cena e com os personagens.

Contundente, mais sério e corajoso, Tropa de Elite 2 precisa ser visto e revisto.

cinema

Gênero: Ação
Duração: 115min
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura , André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Pedro Van Held, outros

VEJA TAMBÉM

Cidade de Deus

cinema

Sinopse

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Gênero: Drama
Duração: 135min
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Matheus Nachtergaele , Seu Jorge , Alexandre Rodrigues , Leandro Firmino da Hora , Roberta Rodrigues, outros

 
 
enviar