tag cinema
cinema

CISNE NEGRO RETRATA A BUSCA OBSESSIVA DE PERFECCIONISMO E A COMPETIÇÃO HUMANA

Por Vanessa Piccoli
Fotos Divulgação

Um filme da Fox Searchlight Pictures, em associação com a Cross Creek Pictures, do visionário diretor Darren Aronofsky (“Réquiem para um Sonho”, 2000 e “O Lutador”, 2008), o qual se trata de um suspense psicológico que relata o mundo do balé em uma companhia em Nova York.

A bailarina principal, interpretada por Winona Ryder (Beth Macintyre), vai se aposentar e o diretor de artes do grupo Thomas Leroy (Vincent Cassel) busca uma substituta para a nova produção da companhia de dança, “O lago dos Cisnes”, clássico do balé, apresentado em quatro atos e baseado num conto de fadas alemão. Nina (Natalie Portman) é a favorita para a posição.

cinema

Sempre esforçada e competente, Nina é bastante cobrada para ser cada vez se superar mais e ser melhor do que já é, e encorajada a desafiar os próprios limites. Com a chegada de uma nova rival Lily, vivida por Mila Kunis (“Uma Noite Fora de Série, 2010, O Livro de Eli, 2010, e dá voz à Meg Griffin da série “Uma Família da Pesada"), Nina se encontra presa numa rede de intrigas, e competição e malícia.

cinema

cinema

A obra que devem interpretar exige dois papéis importantes: o de cisne branco, que se encaixa no perfil de Nina por expressar inocência e, o de cisne negro, perfil de Lily, que demonstra mais sensualidade.

A trama é desenvolvida num suspense cheio de emoção entre a relação conturbada que mistura amizade e rivalidade entre as duas colegas de companhia. Isso desenvolve um lado, até então, obscuro em Nina, cheio de mistério e sensualidade, o que se torna perigoso para sua saúde.

O filme retrata todos os sacrifícios humanos para superar limites, e buscar a perfeição de forma doentia e perigosa, algo que pode destruir vidas, tudo para se alcançar o topo. Mostra a dualidade da mente humana que fica entre o lado “bom” e branco e o lado “mau” e negro. Todos passamos por isso, porém cada um lida de forma diferente com o ego, obsessão, rivalidade, inveja e paranoia.
“Cisne Negro” recebeu cinco indicações ao Oscar 2011: melhor filme, melhor atriz para Natalie Portman, melhor diretor para Darren Aronofsky, fotografia (Matthew Lib
atique) e edição para Andrew Weisblum.

* Oscar de melhor atriz para Natalie Portman

 
 
enviar