decor tag
decor

CHESTERFIELD | ÍCONE DE ELEGÂNCIA

Por Unit Team
Fotos Divulgação

De uma simples poltrona no consultório de Freud (1856-1939) para residências de luxo, o modelo Chesterfield virou ícone de elegância e sofisticação. Com seus braços na altura do encosto e curvado para fora acompanhando seu desenho tradicionalmente feito em couro e com capitonet (botões puxados acompanhando encosto e braços, geralmente formando losangos), já podemos encontrar modelos que ganharam adaptações, como braços mais baixos e assentos e bases totalmente lisos.

decor

decor

decor

decor

O sofá chesterfield foi uma verdadeira sensação durante a época vitoriana e durante muito tempo assumiu papel indispensável na decoração da sala. As histórias em torno do modelo Chesterfield são muitas. No Canadá, a versão mais aceita diz que foi feito em homenagem ao conde de Chesterfield, que encomendou a um marceneiro, no século XVIII, uma peça de mobiliário que permitisse a um cavalheiro sentar-se verticalmente com o máximo de conforto. Já outra teoria atribui o termo chesterfield à união de duas palavras, “chester” (macio) e “field” (sofá confortável).

Com o passar dos séculos, o modelo Chesterfield serviu de referência para criar acomodações capazes de oferecer conforto absoluto. Este sofá trouxe à tona um novo conceito de design e se tornou uma peça muito explorada na decoração de ambientes com uma proposta mais sofisticada. Além de decorar salas residenciais, o sofá vitoriano também foi muito usado nas recepções de hotéis de luxo.
Embora não agrade a todos, é, inegavelmente, associado ao luxo, à classe e ao estilo.

 

 
UNITYOU
 
MARCELO BELLOTTO
 
 
 
enviar