entrevista
ANdre Duek

ENTREVISTA: ANDRÉ DUEK
Por Leandro Sampaio
Fotos: Teca Araújo

André Duek, grande empresário em destaque no cenário financeiro no Brasil, conta como começou sua carreira no setor de finanças e da dicas para se salvar da crise. Em um breve comentário revela que esta abrindo uma Flagship da marca Carina Duek na rua Oscar Freire ainda este mês. Confira nesta entrevista exclusiva para o site Unit Magazine todos os detalhes sobre as novidades que este empresário de sucesso tem para contar.

André Duek, hoje você é um dos maiores empresários no Brasil, quando você percebeu que tinha esse dom para os negócios?
Comecei a trabalhar muito jovem com apenas 13 anos de idade, foi quando decidi fazer o 2º. Grau técnico em administração de empresas, o que ainda não era muito difundido entre as crianças há 20 anos atrás.
Neste momento percebi que tinha uma grande habilidade para os negócios, muito em virtude da minha cultura judaica, e principalmente pela educação dos meus pais. As técnicas que aprendi no colegial e na universidade, eram aplicadas na empresa, ou seja, eu me testava todos os dias , tanto na parte teórica quanto na prática.

Entre suas estratégias de ações corporativas, qual você considera a de maior impacto em sua carreira?
A gestão de pessoas com toda a certeza, pois um grande líder é aquele que conquista o respeito, não apenas por ser o superior na hierarquia, mas por dividir os seus conhecimentos com os seus pares e subordinados. Em qualquer estratégia o envolvimento de profissionais qualificados e motivados ultrapassa qualquer objetivo.

Sabemos que nenhuma empresa por mais sólida e admirada que seja está imune a uma crise, qual é a sua dica como administrador e presidente de grandes marcas de varejo no Brasil, para que se consiga manter grandes nomes no mercado?
Nos momentos de “vacas gordas”’ precisamos saber poupar e trabalhar com uma estrutura organizacional enxuta, para que numa eventual baixa do mercado você tenha fôlego financeiro para investir nos momentos de crise, onde normalmente todas as empresas estarão reduzindo as suas estruturas internas e investimentos externos, ou seja, a crise acaba virando uma oportunidade para quem se preparou antecipadamente.

Você utiliza de meios tecnológicos de informação como sites e blogs para identificar possíveis necessidades de crescimento para sua empresa ?
Sim , Atualmente utilizo muito o Twitter, que para mim é a melhor ferramenta que já foi lançada nos últimos tempos. Consigo acompanhar mais de 30 sites, 10 jornais e 20 empresas de tendências ao mesmo tempo , além de seguir também pessoas interessantes ligadas a moda,automobilismo,jornalismo e marketing esportivo.
O meu Twitter é www.twitter.com/andreduek , caso alguém queria seguir os meus pensamentos , atitudes e novos projetos.

Dentro de suas estratégias de negócios existe algum projeto voltado para o meio ambiente?
Sempre penso nisso, principalmente na questão das embalagens desperdiçadas que podemos facilmente racionalizar no consumo. Procuro sempre orientar meus funcionários a utilizarem de uma maneira eficiente, além de reciclarmos tudo aqui na empresa.

Juntamente com Vicente Siciliano Junior , nasceu a sociedade Siciliano Duek Sports, como funciona essa parceria e quais são os planos para a marca?
A Siciliano Duek Sports é uma empresa de marketing esportivo voltada para o automobilismo, onde fazemos a gestão de carreiras dos pilotos , captação e gestão dos patrocinadores , além de desenvolvermos algumas linhas de produtos licenciados para nossos clientes , através da criação das marcas destes pilotos.Planejamos inovar em novas áreas de atuação que não seja só o marketing de relacionamento , como por exemplo, a área de entretenimento esportivo que é pouco explorada no Brasil ainda.

Atualmente você esta a frente da marca Carina Duek, conte para gente novidades sobre essa nova etapa em sua carreira?
Quando saí da Vice-Presidência do Grupo TF após vendermos a empresa em 2008 , assumi a direção de um negócio novo , com um grande desafio que é tornar a marca Carina Duek como a melhor marca de moda feminina do país , voltada para a classe A , e vamos inaugurar uma Flagshipstore no final do mês na Rua Oscar Freire, que será uma loja maravilhosa e inovadora no segmento de luxo.

Sabemos que começou a trabalhar bem cedo, ficou anos na mesma empresa, até chegar a presidência de grandes marcas aqui no Brasil, ainda existe algum sonho para realizar como empresário, que você possa contar para os internautas da Unit Magazine?
Na minha vida tudo sempre foi muito precoce por uma questão de necessidade, e isto me fez aprender que independente dos objetivos profissionais alcançados, nunca podemos desistir dos sonhos pessoais que com certeza acabam completando o nosso lado profissional.
Tenho um sonho de trabalhar com a mídia automobilística esportiva, seja em rádio, TV, internet, jornais ou revistas, onde vou aprender sobre um novo mercado e aplicar toda a minha experiência corporativa de mais de 20 anos, além de transmitir meus conhecimentos adquiridos para outras pessoas, e assim passar por novas experiências num mercado que é muito especializado e apaixonante!

Administrar uma grande corporação é uma responsabilidade muito grande, e você consegue administrar várias, e sabemos que o automobilismo também faz parte da sua vida, com tanto trabalho ainda sobra tempo para praticar esportes?
Quando temos novos projetos que nos motivam , o tempo sempre pode ser administrado. Sempre arrumo tempo para andar de kart e jogar tênis, pois além de praticar esportes procuro dar atenção as minhas duas filhas, esposa, mãe, pai e amigos.

André, para finalizar de uma dica para os jovens que estão começando a trabalhar , para que eles também tenham uma carreira brilhante assim como a sua.
Um legado : “Acredite nas suas habilidades e invista neste desenvolvimento pessoal e profissional , que com certeza você terá sucesso na sua carreira e principalmente na sua vida ! “


 
 
imprimir