entrevista

THIAGO PELIGRINELLI | O QUE É O MÉTODO CROSSFIT

Por Unit Team
Fotos Divulgação

Educador físico e voltado na área de treinamento por 15 anos, Thiago Peligrinelli sempre trabalhou com exercícios de musculação, treinamento funcional e LPO (levantamento de peso olímpico) com seus alunos. Há dois anos conheceu um método de treinamento que existe nos EUA há um bom tempo, criado pelo coach Greg Glassman, que tem o intuito de melhorar o condicionamento físico dos homens das forças armadas americanas, e, desde então, só pratica e treina seus alunos com esse método, o qual é conhecido como CROSSFIT.

Bom, o que é esse tal CF (CROSSFIT)?
CrossFit é o método de treinamento mais eficaz para o desenvolvimento do condicionamento físico geral e sua prática compõe elementos fundamentais: movimentos funcionais, constantemente variados e alta ansiedade.

Muitos falam de treinamento funcional, mas o que significa para vocês, CROSSFITERS, treinamento funcional?
Treinamento funcional é composto por todos os movimentos naturais do corpo, como deslocar-se, agachar, levantar, puxar, empurrar, arremessar... Movimentos que fazem parte do nosso cotidiano e que, por alguma razão, foram deixados pra trás, esquecidos pela facilidade da vida moderna. O resgate desses movimentos é o primeiro passo para um bom condicionamento físico e, como os movimentos naturais não são realizados de maneira segmentada, não usamos máquinas, a máquina é o nosso próprio corpo trabalhando para realizar esses movimentos de uma maneira harmoniosa, ou seja, não trabalhamos músculos e sim movimentos!
Nosso método de treinamento é extremamente variado, porque é fato que o nosso corpo se adapta aos estímulos dados, se esses estímulos são continuamente repetidos nas sessões de treino, não mais estaremos nos beneficiando deles, o que torna a rotina uma das nossas maiores inimigas.

Quer dizer que quem pratica CROSSFIT não tem rotina de treino?
Isso mesmo, todos os nossos treinos são diferentes, a cada dia, temos um novo desafio, fazendo com que o corpo receba sempre estímulos novos, o que também torna o treino estimulante, sem contar o fato de que seu condicionamento físico estará em constante evolução.
Por último, mas extremamente importante, a alta intensidade. A intensidade é responsável pelo desempenho em nossos treinos, ou seja, quanto mais intensidade de trabalho, mais rápido nos deslocamos, mais forte agachamos, empurramos, puxamos, arremessamos.... resumindo, mais forte ficamos para realizar os movimentos funcionais (naturais) do nosso corpo.

Os treinos terminam sempre com um WOD! O que é isso?
Bom, para nós CROSSFITERS, WOD é a razão dos nossos treinos. WOD é uma abreviação do termo em inglês “Workout of the Day”, que significa o treino do dia. Esse é o desafio proposto por nós coachs aos alunos, em que eles deverão executar as tarefas designadas no menor tempo possível, com o maior número de movimentos possíveis ou com a maior carga possível. Tudo isso vai depender do objetivo a ser alcançado naquele dia e será determinado pelo cronômetro, utilizado para dar nossos resultados.

Por que esse método é tão eficaz?
Todos os nossos treinos são anotados em um diário de treinamento, comprovando com dados reais a melhora do condicionamento físico por meio de resultado. Ou seja, CROSSFIT dá resultado! Bom, até conhecer CROSSFIT, os treinos, geralmente, eram divididos em musculação, para se trabalhar a força e estimular os músculos, e aeróbio, para ganhar condicionamento cardiovascular e emagrecer, o que dava várias horas de treino. Com CROSSFIT, temos o benefício desses treinos, sem aparelhos, esteiras e rotina, buscando o melhor equilíbrio de todas as nossas capacidades físicas ao mesmo tempo, nos tornando mais potentes. Dessa maneira, você irá melhorar sua qualidade de vida, seu condicionamento geral, perder gordura, mudar seu estilo de vida e o melhor de tudo: em um único treino.
Agora, se você acha que esse treinamento é muito pesado, difícil, ou simplesmente que não conseguirá fazer, é um enorme engano, CROSSFIT É PARA TODOS, para qualquer idade e qualquer condição física.
Hoje tenho alunos de 15 até mais de 60 anos que se beneficiam desse treinamento, claro que com as devidas adaptações em cargas e, às vezes, nos próprios movimentos, mas mantendo os mesmos princípios.
Esse foi só meu primeiro contato com vocês, espero ter despertado a vontade de melhorar sua qualidade de vida.

Thiago Peligrinelli, CrossFit Trainer (CF-L1)
CREF 045431-G/SP
Telefone | 55 11 98213-3174 | thiagopeligrinelli@me.com

 
 
imprimir