agenda
gourmet

FROHSINN

Por Leonardo Zanon
MTB 40.990/SP
Fotos Divulgação

O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, reúne restaurantes e bares tradicionalmente alemães. O Morro do Aipim, local que pertencia ao fundador da cidade, Dr. Hermann Blumenau, hoje abriga o Frohsinn, referencia em culinária regional.

Com vista para quase toda Blumenau, a estrutura do restaurante é feita toda em madeira, incluindo o forro, construído com caixas de maquinas que vinham da Alemanha para as indústrias têxteis. Boa parte das mesas fica em uma sacada envidraçada, que nos dias de sol lembra vagarosamente estabelecimentos europeus situados nas mais belas montanhas.

Inaugurado em 1969, o cardápio atual é praticamente similar há 40 anos. Resgatando o tradicionalismo europeu, o proprietário Carlos Caniceiro manteve, por exemplo, o Hackepeter, que são canapés de carne crua condimentada e cebola picada, como entrada.

gourmet

 

gourmet

Entre as especialidades do Frohsinn está o Oktoberplatte, prato com marreco assado recheado, repolho roxo com maçãs, spätzle, semmelknöde (almôndegas de pão), eisbein, kassler, lingüiça “Blumenau”, salsichões brancos e vermelhos, morcela, batatas e cenouras sautés, chucrute e molho páprica. Uma verdadeira refeição.

Para quem não quer arriscar esta culinária mais encorpada, o cardápio possui receitas internacionais, como o conchiglione recheado com tomate seco, queijo funghi, cogumelos frescos e creme.

A adega abriga rótulos de vinhos de diferentes terroirs da Europa, da África e aqui do Brasil. O chope é artesanal, de cidades vizinhas, e é escolhido a dedo para harmonizar com os pratos típicos. Aos que optarem por outra bebida, o restaurante tem uma completa sugestão de drinks e coquetéis.

gourmet

Restaurante Frohsinn
www.frohsinn.com.br

 

 
UNITYOU
 

imprimir