agenda
gourmet

MARIPILI

Por Vanessa Piccoli MTB - 52.678/SP
Fotos: Divulgação

Quem acha que só de paella vivem os espanhóis precisa conhecer o bar-restaurante Maripili. A casa de esquina localizada no tradicional bairro da Chácara Santo Antônio, em São Paulo, oferece receitas rigorosamente espanholas ao estilo tasca, termo que significa taverna, mas também é usado para designar locais despretensiosos que servem petiscos, embutidos e bebidas.

As paredes do restaurante são preenchidas com imagens que remetem à cultura ibérica. Caixas e garrafas de vinho também fazem parte da decoração que se estende até a cozinha comandada pelo chef paulistano Luiz Macedo que não faz concessões nem “abrasileira” as receitas típicas, assim como tapas e pratos simples que realçam o exíguo menu, no qual não consta sangria nem paella.

O proprietário, Dario Taibo, é filho de galegos e morou por 10 anos em Madri. Ele importou sabores que são degustados de forma cotidiana na Espanha e que retratam a cultura gastronômica do país. Assim, oferece ao cliente a possibilidade de sentir-se em uma viagem à nação das touradas.
As receitas servidas diariamente ficam em lousas do lado de fora da casa. Outras opções são expostas em um quadro negro no interior do restaurante. São nove tipos de embutidos, como o fuet, que leva pimenta do reino, e a sobressada feita com patê de pimentão picante. Dentre as entradas, há o gazpacho (sopa fria e espessa à base de tomate), tortillas com batata e ovos e revuelto de setas que leva shitaque e ovos.

Como pratos principais, o cliente pode escolher entre o callos, dobradinha cozida com salsa picante; rabo de toro, rabada à moda espanhola, cozida em vinho tinto, cenoura, cebola e especiarias; e o bacalhau à viscaína, de sabor piscoso e com um apurado molho de pimentões, tomate e maçã.

gourmet

gourmet

Para encerrar, a única sobremesa servida na casa, a natilla, doce tipicamente da Espanha que leva açúcar queimado, leite, maisena, gemas e canela. A carta de vinhos é extensa e bem diversificada, com opções em taças.

gourmet

gourmet

Além da casa de tapas, Dario Taibo é o idealizador da Sociedade da Mesa, primeiro clube de vinhos do Brasil. Pertencente ao Vinoselección, um dos maiores grupos mundiais do segmento, a Sociedade da Mesa seleciona rótulos e entrega mensalmente aos associados, juntamente com um informativo com descrição dos rótulos, uma seleção de vinhos exclusiva, com preços abaixo dos praticados em lojas e supermercados. A instituição também realiza cursos e viagens enogastronômicas, além de vender acessórios para a apreciação de tintos, brancos e roses.

Maripili
Rua Alexandre Dumas, 1152, Santo Amaro, São Paulo - SP
Tel: (11) 5181-4422
www.maripili.com.br

 

 
voss
 

imprimir