agenda
gourmet

REFÚGIO GASTRONÔMICO E RELAXANTE

Por Flávia Ferreira
Fotos: Divulgação

A vida estressante e o ritmo frenético dos grandes centros urbanos, como São Paulo, impossibilitam refeições mais elaboradas, longas e prazerosas. Essa rotina propicia ainda as tensões musculares e o cansaço físico.
Ao abrir a recém inaugurada A Casa da Dona Diquinha, o chef Rogério Junqueira cria uma opção, na Aldeia da Serra, a apenas 22 km da capital, perfeita para quem deseja o prazer em torno da mesa e os benefícios das terapias corporais. Instalada em um amplo terreno, repleto de plantas, flores e árvores frutíferas, apresenta ambientação e decoração rústica, sala de estar com lareira, e sala de banhos e massagem.

gourmet

gourmet

gourmet

gourmet

Há, no jardim, um charmoso pergolado ao ar livre, onde se realizam terapias corporais como a ayurvédica, shiatsu e outras, sendo que muitas são ideais para casais. A ideia é de que os frequentadores passem o dia no local, no qual poderão provar vinhos e refeições feitas com ingredientes orgânicos, conhecer pessoas, relaxar e apreciar a natureza. O espaço apresenta um menu inspirado no movimento slow food, que prioriza alimentação saudável e orgânica, preparada sem pressa ou sem produtos industrializados. O visitante deve dispor de tempo, já que o ritual gastronômico leva de três a quatro horas. O chef apresenta um cardápio específico para cada dia, que inclui de seis a oito itens. Servidos nas mesas coletivas e em pequenas porções em intervalos de 15 a 30 minutos, há boas entradas, como a sopa thai, um creme de abóbora japonesa com especiarias e condimentos brasileiros, baseada em receitas tailandesas e adaptada com iguarias nacionais. Já o nhoque com ossobuco a ambrosiana, feito com massa integral e artesanal, coberto com molho de tomates frescos, é marcante e saboroso.

O consistente risoto de rito, feito com sete tipos diferentes de arroz e queijo fresco, com frango ao molho fricote, de tonalidade amarela e sabor agridoce de maracujá, combina perfeitamente seus ingredientes. Para acompanhar, a caipirinha de gengibre, mel e limão, ou um dos sucos variados, revigorantes e refrescantes, como o de limão com erva doce, são boas pedidas. A carta de vinhos conta com rótulos orgânicos, como Emiliana Adobe Reserva Cabernet Sauvignon e Don Diego Celsius, e outros convencionais, como Maiara Reserva 2006 e Trapiche Roble Malbec. Dentre as opções de sobremesa, a Dona Diquinha Gelada, creme gelado de manga, com iogurte natural de gengibre, e o munguzá de coco, creme de milho cozido com coco ralado e canela.

O clima, que confere paz e tranquilidade aos visitantes, é um convite instantâneo para esquecer o agitado ritmo das metrópoles. A ansiedade, portanto, deve ficar do lado de fora dos muros e dar espaço ao exercício dos sentidos.

 

A Casa da Dona Diquinha
Rua Taguaí, 370 (travessa da Estrada da Aldeia, Granja Vianna, São Paulo)
www.acasadadonadiquinha.com.br
(11) 4146-3601 / 9598-9939

Horário funcionamento:
Terapias Corporais
De quarta-feira a domingo das 8h às 17h. É necessário marcar hora previamente.
Gastronomia
Quarta-feira das 20 às 24h. Sábado e domingo das 12 às 17h. É necessário realizar reserva previamente.

flaviarfg@hotmail.com

 
voss
 

imprimir