agenda
gourmet

GASTRONOMIA DAS ARÁBIAS

Por Vanessa Piccoli MTB - 52.678/SP
Fotos: Divulgação

Há 23 anos, uma psicóloga que adorava cozinhar as receitas da família para seus amigos e familiares em casa. Até que um dia, ela e seu marido resolveram abrir uma pequena rotisserie nos Jardins, em São Paulo.

Em pouco tempo, a casa já não comportava mais os clientes que lá frequentavam. Foi aí que, em 1992, a hoje chef Leila Youssef Kuczynski e seu marido Sergio inauguraram o premiado restaurante Arábia, projetado por Felipe Crescenti e com estilo contemporâneo, na Rua Haddock Lobo, na capital paulistana.

Referência da cozinha libanesa em São Paulo e no Brasil, a casa oferece um vasto menu de gastronomia árabe. Entre as especialidades que preenchem o cardápio, as famosas e tradicionais esfihas abertas e fechadas e os quibes fritos e crus, e outras formas, entre elas, o quibe labanie, preparado com coalhada.

gourmet

Outros destaques do restaurante são as saladas mediterrânea, uma criação da chef e composta por um mix de folhas verdes, fatias de queijo feta, manjericão, pepino, erva-doce, tomate cereja, azeitonas pretas e nozes; e a fatuch, uma das mais conhecidas da Arábia, preparada com um mix de folhas verdes, tomate, rabanete pepino, cebola, salsinha, hortelã fresca e crocantes pedaços de pão árabe, temperada com molho de melaço e romã e azeite extravirgem.

gourmet

gourmet

As opções de pratos quentes são o stinco de cordeiro, ponta da paleta de cordeiro cozida lentamente por quatro horas. Acompanha trigo grosso com grão-de-bico; alcachofra recheada com carne e snoobar, e coberta com molho de coalhada e hortelã seca. Acompanha arroz com aletria.

gourmet

Para a sobremesa, um encanto à parte, os típicos doces árabes preparados artesanalmente por pâtissiers (chefs que produzem doces e salgados com massas folhadas) experientes e treinados pelo chef libanês Samih Abou Ali na própria fábrica do Arábia. Outra opção de docinho árabe presente no menu é o mantecal.

gourmet

O público interessado na cozinha árabe e no Arábia se encontra em diversas regiões e, para atendê-los da melhor forma e atrair novos clientes, a rede se expandiu.
A fábrica, localizada na Vila Olímpia, produz doces folhados e amanteigados, salgados (esfihas e quibes) para as outras unidades da rede, além de outros pontos de venda, como delicatessens, supermercados, academias, hospitais etc.

Em frente à fábrica, um espaço para 40 pessoas, conhecido como Arabinha, para atender um público para um almoço rápido, ou em algum outro momento em que a fome bater e não tiver muito tempo para sentar e comer com calma.

Em 2002, inaugurou-se a Arábia Express no Shopping Iguatemi. O espaço também atende os clientes que buscam agilidade no atendimento, mas exigem qualidade. O cardápio oferece pratos, salgados e sanduíches. Há opções de combinados que reúnem pequenas porções de cada prato para compor uma refeição mais variada. O ambiente é assinado pelo designer gráfico Rafic Farah.

O Arábia Café, localizado na charmosa Praça Villaboim, no bairro de Higienópolis, funciona desde 2007. A casa serve a tradicional esfiha que fica exposta em um uma grande vitrine, além de pratos típicos e algumas opções de sanduíches e combinados. Com dois andares, funciona como café e rotisserie e tem o segundo como um espaço ideal para eventos fechados de até 50 pessoas. O projeto visual é também assinado por Rafic Farah.

O Arábia conta também com o serviço de buffet com uma equipe qualificada para preparar eventos. Objetos decorativos libaneses estão à disposição das pessoas que querem fazer festas temáticas. O serviço, que atende todo o estado de São Paulo, pode ser contratado em formato tradicional ou no formato finger food, servido em pequenas porções, facilitando a integração entre os convidados.

gourmet

Restaurante Arábia
www.arabia.com.br
Rua Haddock Lobo, 1397 – Jardins
Tel: (11) 3061-2203
 
Arábia Café
Praça Vilaboim, 73, em Higienópolis
Tel.: (11) 3476 2201

Arábia Express
Shopping Center Iguatemi
Av. Faria Lima, 2.232 - Piso Térreo
Tel.: (11) 3815-4393

Fábrica Arábia (Arabinha)
Rua das Fiandeiras, 422, Vila Olímpia, São Paulo, Capital.
Tel.: (11) 3845-5373

van.piccoli@gmail.com

 
voss
 

imprimir