agenda
gourmet

ALLEGRO CUCINA | COZINHA ITALIANA CONTEMPORÂNEA COM MASSAS ARTESANAIS EM SÃO PAULO

Por Vanessa Piccoli MTB - 52.678/SP
Fotos Renato Couto

Restaurante inaugurado no início de 2011 pelo chef Rodrigo Velloso de Barros, em sociedade com os amigos de infância Luis Antonio Doria e Alexandre Abreu Pereira. Com fachada de tijolos, o estabelecimento, dividido em dois ambientes, está localizado no bairro Campo Belo, em São Paulo.

O salão principal tem pé direito alto, telhas aparentes e iluminação natural. Lá se encontra o bar e uma janela de vidro, que dá direto para a cozinha, para que os visitantes vejam todos os movimentos que acontecem lá dentro. Do outro lado, um corredor com parede verde e terracota que indicam o caminho para uma área aconchegante e reservada do lado de fora.

gourmet

O cardápio, rico em pratos da culinária italiana. Para o couvert, uma variedades de pães de produção própria feitos na hora, acompanhados por tapenade de azeitonas pretas, sardela e manteiga temperada. Algumas opções de entradas são a salada caprese; o carpaccio de polvo; a salada de folhas, mussarela de búfala, champignon, fundo de alcachofra e lascas de parmesão; e a polenta italiana cremosa que pode vir com mix de cogumelos ou ragú de calabresa.

gourmet

O chef, que se formou em Administração Hoteleira e trabalhava como auditor em uma multinacional antes de seguir a carreira gastronômica, sugere entre o vasto menu de massas da casa, o tagliatelle com ragú de mignon e o spaghettini negro com grelhados de frutos do mar. Isso sem deixar de falar do spaguetti verde caseiro com calabresa levemente picante ao molho de tomate, o ravioli de bacalhau com molho de tomate e azeitonas pretas, e gnocchi de mandioquinha com ragú de mignon e cogumelos.

gourmet

gourmet

Outras opções, que não deixam de ter destaque na casa, são as receitas favoritas do chef, a costelinha suína com risoto de parmesão e ciboulette, marinada por dois dias e depois assada por cinco horas. Há também o lombo de cordeiro com risoto de alho negro, além do risoto de alho-poró com escalope de mignon e o risoto de camarões grelhados com tomate cereja e tabasco.

gourmet

Para a sobremesa, doces especiais, especiais por trazerem um certo “gostinho de feitos em casa”. Entre eles, torta de limão, pana cotta de baunilha e calda de frutas vermelhas, e torta gelada de chocolate.

Às terças, quintas e sextas, a casa serve um almoço executivo com ótima relação custo-benefício que inclui couvert, entrada, prato principal, com mais de 10 opções, e sobremesa, e as sugestões são as mesmas do menu a la carte. O restaurante não abre às quartas para o almoço.

gourmet

Allegro Cucina
Rua Sonia Ribeiro, 33
Campo Belo | São Paulo
Telefones  011- 5096-2979 | 5096-2872
www.allegrocucina.com.br

van.piccoli@gmail.com

 
voss
 

imprimir