agenda
gourmet

RESTAURANTE TRINDADE | BADERNA NA TABERNA

Por Vanessa Piccoli
Fotos Daniel Gutierrez

O restaurante Trindade, localizado na agitada Rua Amauri, no Itaim em São Paulo, é comandado pelo sócio-proprietário e restaurateur Carlos Bettencourt e a chef de cozinha Ilda Vinagre, ambos portugueses que mantêm, ao longo dos 5 anos da casa, a tradição da cozinha portuguesa.

E, para celebrar este quinto ano de existência, resolveram criar uma campanha de aniversário assinada pela agência Leo Burnett Tailor Made, nomeada de “Baderna na Taberna”.

A cultura de taberna consiste em um lugar simplório onde pessoas experimentam petiscos regionais com ingredientes e vinhos bons e baratos. “A ideia é traduzir aos paulistanos receitas autênticas portuguesas feitas com simplicidade iguais às preparadas nas tabernas lusitanas”, diz a chef alentejana Ilda.

gourmet

No menu de taberna, criado especialmente para o período, uma forma de resgatar as memoráveis lembranças de infância no Alentejo, cidade de onde Bettencourt e Ilda vieram, terá espaço somente no jantar e contará com petiscos preparados à base de carne e peixe, com 6 variações cada, além de uma indicação de vinho para acompanhar tal receita.

Entre os petiscos à base de peixe estão o salpicão de frutos do mar (lula, polvo, camarão, mexilhão, cebola, coentro e azeite); salmão fatiado ao escabeche com pimenta verde (salmão, cebola, cenoura, alho, louro, azeite e vinagre de jerez); esqueixada de bacalhau (bacalhau cru, cebola, tomate, azeitonas e azeite); além de outras três opções.

Para o cardápio de petiscos à base de carne, as alternativas estão entre espetada de carne do Alguidar (filé mignon de porco com pasta de pimentão); favas salteadas com alheira frita (favas, cebola, alho, azeite, coentro, hortelã e alheira); moelas de frango com tomate à portuguesa (moelas, cebola, azeite, alho e tomate); dentre outras três escolhas mais do menu.
 
Para a harmonização, estão os seguintes vinhos: tinto da Ânfora Tinto 2007 (Alentejo, Portugal), Vale da Mina Tinto 2009 (Alentejo, Portugal), Antawara Reserva Carignan, Syrah (Vale del Maule, Chile), Cia das Quintas Prova Régia Premium Branco 2010 (Bucelas, Portugal), Quinta do Carmo Branco 2009 (Alentejo, Portugal) e La Haute Févrie Moscatel Branco 2010 (Loire, França).

Restaurante Trindade
Rua Amauri, 328 | Itaim Bibi | São Paulo | Telefone 011- 3079-4819 / 3079-4861
www.trindaderestaurante.com.br  

 

 
voss
 

imprimir