greenlife  
laranjas


USE, MAS COM PRECAUÇÃO

Por: Luciana Mattiussi
Fotos: Divulgação

A curiosidade foi a grande responsável por fazer a empresária Paola Silvarolli, de 44 anos, experimentar um xampu orgânico há dois anos. Desde então, seu cabelo não recebeu nenhum outro tipo de produto para lavar ou tratar. “Adorei o resultado logo de cara. Foi bem acima das minhas expectativas. Meu cabelo ficou mais leve, com mais brilho e está sempre tratado. Ainda não vi nada melhor, então, não tem porque trocar e voltar a usar os produtos convencionais”, diz Paola, fãs dos produtos da Èh Cosméticos.

natura ekos

Médico-científico da Weleda do Brasil, empresa especializada em cosméticos e medicamentos orgânicos, o Dr. Nilo Gardin faz coro com Paola sobre a eficácia destes produtos. E garante que a principal diferença com relação aos cremes convencionais está nas consequências para o organismo. “Externamente, ambos são eficazes. O que os diferencia é que os orgânicos não causam problemas de saúde. Os cosméticos convencionais são produzidos com plantas com agrotóxicos, que podem causar problemas sérios de infecções e alergias”, afirma.

Além das plantas tóxicas, o médico cita outros ingredientes dos sintéticos como prejudiciais a saúde. “Muitos dos componentes são potencialmente danosos para quem os usa. Por exemplo, os parabenos – conservantes presentes em desodorantes e produtos dentais – são mimetizadores estrogênicos. Eles penetram pela pele, atingem a corrente sangüínea e podem causar alterações hormonais. Além de puberdade precoce, são estudados os possíveis efeitos para as mulheres com câncer de mama com receptores de estrogênio”, comenta.

A gerente de marketing da Éh Cosméticos, Valerie Kalil, também garante que os naturais não deixam nada a dever aos convencionais em relação ao resultado desejado por quem o utiliza. “A eficácia é a mesma, tanto que recentemente conquistamos o 15° prêmio Atualidade Cosmética, na categoria higiene e beleza capilar”, assegura.

A dermatologista Solange Teixeira, da UNIFESP, demonstra menos empolgação ao falar dos orgânicos. Para ela, não basta ter a palavra natural em seu rótulo para o cosmético ser bom. “Em primeiro lugar, é importante ressaltar que mesmo os componentes naturais podem, sim, causar irritação na pele. Depois, precisa-se levar em consideração se o produto realmente faz o que ele se propõe”, fala. Ela usa como exemplo os cremes anti-rugas. “Os orgânicos se vendem como não agressivos, mas muitas vezes o cosmético precisa, de certa maneira, agredir a pele para ter efeito. Nos anti-rugas convencionais há ácidos que provocam a descamassão. O efeito é positivo e o ato não deixa de ser agressão”, diz.

O ideal, na opinião de Solange, é encontrar um eqüilíbrio entre os sintéticos e orgânicos. “Acho super importante e necessária a questão da preservação do ambiente, mas ainda não temos como nos beneficiar apenas deles, até porque não há cosméticos 100% orgânicos”, comenta. Outros pontos primordiais são procurar as marcas com maior credibilidade no mercado e sempre ouvir a opinião de um médico especialista antes de comprar um creme.

natura ekos

Para quem quiser experimentar, há boas opções de cosméticos orgânicos por aqui. Um exemplo é a linha Ekos, da Natura. A empresa vem investindo na vegetalização de suas fórmulas e há três anos está substituindo ingredientes de origem sintética ou animal por aqueles de origem vegetal, A marca também encerrou os testes com animais em 2006 e aposta na utilização de álcool orgânico, ou seja, proveniente da cana de açúcar cultivada sem agrotóxicos e adubos químicos e colhida sem queimadas. Ele já está presente em 70% dos perfumes e desodorantes. Já o segredo dos produtos da Weleda está na escolha das plantas para cada tipo de tratamento. O limonene, presente na casca de frutas cítricas, por exemplo, é um conservante natural. Já a folha de betula tem uma proteína com o princípio de rejuvenescimento. Daí, sua utilidade em anti-rugas. E o óleo de rosas é hidratante. Veja onde encontrar.

Natura
www.natura.com.br
Tel: 0800 7769 033

Weleda
 www.weleda.com.br

Drogaria Onofre
 www.onofre.com.br

Farmalife
www.farmalife.com.br

Surya Cosmetics
www.suryacosmetics.com
Tel: 0800 770 7411

Arte dos Aromas
www.artedosaromas.com.br

 

 

 
wwf
 

imprimir