cinema
body

 

NUTRIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Por: Luiz de Bragança Soares CRN 12210
Fotos: Divulgação

Atualmente muito se tem falado sobre alimentação saudável, dieta equilibrada, controle de calorias, etc.
Na verdade, as questões não são expostas com muita clareza. Quando o assunto é abordado, o cidadão comum termina por acreditar que uma dieta equilibrada consiste num prato repleto de folhas e legumes. Por um lado é preciso entender que estes alimentos realmente devem fazer parte de uma dieta saudável, porém para obtermos uma dieta equilibrada temos que ir muito além desta prerrogativa.

Quando elaboramos um cardápio é necessário calcular a quantidade de calorias fornecidas por cada um dos nutrientes, no caso, as proteínas (predominante nas carnes – laticínios – ovos), as gorduras (manteiga – óleos) e os carboidratos (predominante em pães – massas – cereais – batatas – verduras - frutas e legumes). Para que possamos afirmar que uma dieta é equilibrada, é preciso que aproximadamente 20% das calorias sejam provenientes das proteínas, 30% das gorduras e 50% dos carboidratos.
Esta não é uma tarefa para leigos e sim para profissionais capacitados, o que torna aconselhável que o indivíduo que opte por uma alimentação saudável e equilibrada procure um profissional competente para realizar este trabalho que requer avaliações que utilizam diversos métodos reconhecidamente científicos e prescrições elaboradas com muita precisão que envolvem uma grande quantidade de cálculos.

vegetais

Hoje, a maior parte das pessoas que procuram tais profissionais são esportistas, dançarinos, atores, modelos ou portadores de obesidade em graus mais elevados, mas na verdade seria extremamente importante que estes recursos fossem disponibilizados para a população em geral, pois aqueles que experimentaram os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada jamais abandonam os preceitos estabelecidos pela Ciência da Nutrição, seja por razões de saúde, estéticas ou simplesmente para atingir níveis ótimos em termos de qualidade de vida.

 
 
 
imprimir