pet
pet


RAÇAS DE GATOS

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Essa coluna é para quem ficou com água na boca depois de ler tudo o que escrevemos no final de 2009 ... e para quem não é supersticioso... e para os não alérgicos... e para os antenados em tudo, mesmo que não sejam fãs de gatos! Vou tentar listar as raças “mais comuns”, embora algumas pareçam um tanto esquisitas...
Há mais de 100 variedades de gatos domésticos, os quais são oficialmente reconhecidos como de raça, mas não irei falar de todas, e sim das mais populares. Lembrando que dois gatos, embora sendo da mesma raça e nascidos dos mesmos pais, tem consideráveis variações individuais.

Abissínio

pet

De origem indiana, caracteriza-se por ter comportamento tímido e discreto, com miados baixos. É considerado o Puma miniatura do reino dos gatos de estimação devido ao seu corpo esguio, a musculatura bem definida e a pelagem curta.

American Shorthair

pet

É um gato robusto, fruto do cruzamento entre um gato americano de pelo curto e um British Shorthair. Afetuoso, com bom caráter, esperto e curioso se afeiçoa a toda a família e amigos sempre que receber respeito e atenção. É um gato extremamente quieto e curiosamente seu ronronar é alto. Muito amoroso e inteligente, trata-se de um excelente companheiro.

Bengal

pet

Derivado de cruzamentos induzidos entre o gato doméstico com o Leopardo Asiático (Felix prionairulus bengalensis), lembra fenotipicamente um felino selvagem. O Bengal mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem, sendo dócil, sociável e muito brincalhão (muito mesmo... haja fôlego!).

Bobtail

A principal característica é a pequena cauda, que o gato sempre mantém curvada, o que a deixa com a aparência de um rabo de coelho. É uma raça de porte elegante, com as pernas posteriores ligeiramente maiores que as anteriores.
British shorthair – Uma das mais antigas raças inglesas, com caráter tranquilo, muito sociável e com um incrível senso de dignidade e independência, adora brincar, principalmente com as crianças da casa, também com cães. Entre suas características, possui grandes dotes de caçador. Apesar de seu porte robusto, é bastante manso e enfrenta qualquer situação com absoluta calma.
Cornish Rex – Apesar de seu visual pitoresco, marcado por orelhas e olhos grandes, estrutura enxuta, corpo delgado, pernas longas e pelagem crespa, o Cornish é um gato mimado e divertido, adora viver com as pessoas, necessitando de contacto físico com o dono, do qual depende na sua totalidade.

Exótico

Tem a aparência robusta e atraente do American Shorthair com o aspecto físico e comportamental do Persa.

Himalaia

É um dos gatos mais populares do mundo. Reúne as características das duas raças mais admiradas: a aparência incorporada e peluda do gato Persa com a sofisticada marcação de pelagem que caracteriza o Siamês. Sua principal característica é a pelagem densa com coloração do tipo colourpoint, em que as extremidades do rabo, patas e cabeça assumem uma tonalidade mais escura em relação ao corpo.
Maine Coon- Extremamente dócil, meigo e companheiro, dá-se bem com outros animais de estimação. De acordo com o Guiness Book, o maine coon é o maior felino doméstico do mundo, é também conhecido como "o gigante gentil". A raça é um dos maiores fenômenos atuais de popularidade.

Norwegian forest cat

pet

É um gato relativamente grande, com as pernas traseiras maiores que as dianteiras. Esses gatos foram desenhados pela natureza. Seu pêlo tem muitas cores, desde o puro branco até o preto, com toda possibilidade de cores e combinações entre elas.

Mau Egípcio

è uma raça que descende diretamente dos gatos da época do Antigo Egito e foi desenvolvida nos Estados Unidos a partir de cruzamentos entre exemplares europeus. É um gato doméstico de temperamento calmo, esperto e dedicado.

Persa

Atualmente, essa é a raça de gato doméstico mais popular no Brasil e na maior parte do mundo. São muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono.

Ragdoll

pet

Seu nome, que significa boneca de pano, indica uma característica peculiar desse animal, que é relaxar completamente quando o pegamos no colo. É um gato caseiro, muito quieto, gentil e fiel.

Sagrado da Birmânia

pet

Tido por especialistas como um dos gatos mais bonitos, recebeu esse nome por descenderem diretamente de uma linhagem de gatos que viviam dentro dos monastérios budistas birmaneses. Temperamento sociável, afetuoso e não muito ruidoso.

Savannah

pet

É um animal híbrido derivado de cruzamentos entre o gato doméstico e o serval africano (Leptailurus Serval). Possui esse nome pelo fato do serval habitar as savanas. Como a raça é resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que o torna muito raro. Sua personalidade é independente, contudo, não apresenta traços da agressividade existente nos animais selvagens.

Siamês

Receberam esse nome por serem originários do antigo Sião (atual Tailândia). Trata-se de um gato de psicologia complexa, frequentemente imprevisível em suas reações. Precisa viver em espaço amplo, onde possa dar seus passeios noturnos. Costuma miar bastante, sobretudo no período do cio.

Sphynx

pet

É uma raça originária do Canadá. Ficou famosa por não possuir pelos, sendo assim muito procurado por pessoas que gostam de gatos, mas possuem alergia a seus pelos.
Ainda não encontrou seu gato favorito??? Saiba que nos EUA foi “criado”, a partir de muitos estudos, um gato pêlo longo que não possui a principal proteína na saliva causadora de doenças alérgicas em seres humanos. Com a expectativa de vida cada vez mais alta, os americanos aderem mais e mais à companhia dos felinos.... mas espirrando, não dá! Atualmente, desembolsando algumas centenas de dólares, você leva o chamado gato “transgênico” para casa.
Bom divertimento!

renata@scarpa.com.br

 

 
UNITYOU
 
pet

enviar