pet
pet

HEDGEHOG (Atelerix albiventris)

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Você é fã da nossa coluna pet, lê todas, uma a uma (ou quase todas) e procura insistentemente se identificar com algum ser vivo nesse planeta que possa chamar de “seu” bichinho... mas ainda não encontrou?? Gosta de cães (dos outros), de gatos (de longe), de peixes (na loja), mas quer se divertir e brincar com alguma “criatura” diferente? Vamos lá, vou tentar te ajudar.
Uma das mais novas manias nos Estados Unidos é o Hedgehog (Atelerix albiventris), também conhecido como ouriço pigmeu africano. Originário das estepes e savanas da África Central e único bicho de estimação no mundo com pele recoberta por espinhos (não excretam nenhum tipo de veneno). O sucesso desse animalzinho deve-se à singularidade da aparência, que combina o corpo exótico a uma carinha cativante, e à facilidade de criação devido ao estilo de vida independente. Além de tudo isso, está o baixo custo de sua manutenção.
São animais insetívoros. Na natureza, consomem uma variedade grande de insetos e pequenos vertebrados. Em cativeiro, foram mantidos com ração de cachorro ou gato, frutas, legumes, queijo, carne, ovos cozidos e grilos, que são um grande petisco para os hedges. A ração ideal é a de gatos filhotes diet, que são menos gordurosas e não engordam. Deve ser evitada dieta que consiste somente de insetos devido à possibilidade de desequilíbrios minerais. Eu? Oferecer insetos ao meu bicho de estimação? Não se preocupe. Hoje em dia não precisamos mais sair em busca de insetos para alimentar. A água (fresca e filtrada, ou mineral) deve ser oferecida em bebedouros verticais com bico gotejador (tal qual o bebedouro dos ramsters e chinchilas). Quando domesticados e criados dentro de casa, podem viver entre 7 e 10 anos.
Seu peso varia entre 250gr e 500 gr e o tamanho aproximado (comprimento) é de 20cm.

pet

pet

pet

Maneje o seu pet com bastante frequência assim ele se adaptará mais facilmente e você não terá problemas com seus espinhos. Apesar de não trazer riscos, manipule esse pet com cuidado, respeitando sua cobertura de espinhos. O período de adaptação é o mais delicado e você deve evitar que ele se assuste, pois nessa situação, pode armar os espinhos, que se tornam doloridos ao toque.
Assim que levar seu hedge para casa, toque-o suavemente e deixe-o acostumar-se por um ou dois dias com seu cheiro antes de tirá-lo com frequência da gaiola. Evite trocar frequentemente de perfume ou sabonete, pois o olfato do ouriço é bem apurado.
Conheça seu amiguinho:
Espinhos do corpo levantados – Atitude de medo ou insatisfação;
Espinhos levantados apenas na cabeça- Receio, incerteza;
Espinhos espalmados (baixos) – Sente-se seguro, confiante, confortável e bem disposto;
Fechado numa bola – Defesa. Assume essa postura quando se sente muito ameaçado e assustado;
Salivar em abundância e espalhar a saliva pelo corpo: Acredita-se que eles adotam esse comportamento quando querem afugentar inimigos através do seu cheiro (repelente). De qualquer modo, ao observar o seu ouriço fazendo isso, saiba apenas que, apesar de ainda inexplicável, essa é uma ação normal para eles;
Correr em círculos ou em “oito” – Atitude comum em animais confinados a áreas muito pequenas, embora tal atitude já tenha sido observada em vida livre, talvez como divertimento, prática de exercícios ou ritual de marcação territorial.

Emissão de sons
Rosnar – Assustado ou descontente;
Leve Sopro ou ronronar – É sinal de tudo está bem, acompanhado de espinhos espalmados;
Sopro forte – Desconforto, insatisfação;
Piar – Tal como o cantar dos pássaros, o macho “pia” na época reprodutiva para atrair as fêmeas;
Gritar – Dor física, medo.
Quem quiser conhecer este bichinho tão peculiar é só ir na AU PET STORE (Av. Europa, 352), que há 2 machos e 1 fêmea, todos albinos, lindos!

renata@scarpa.com.br

 

 
UNITYOU
 
pet

enviar