pet
pet

AQUÁRIOS

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Vocês já devem ter percebido que é cada vez mais comum o interesse por aquários de água doce ou salgada, alguns pelo prazer de admirar a vida aquática, outros por hobby, às vezes, para harmonizar os ambientes e, principalmente, para atrair prosperidade.

Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. O rio irá trazer, para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as más energias. Hoje, nem sempre conseguimos ter um rio em nossas portas, mas você pode colocar, pelo lado de dentro da casa, próximo à porta de entrada, um aquário com peixes para atrair prosperidade.

pet

pet

A explicação do uso de aquários é para posicionar a água em certas áreas da casa, quer seja para ativar prosperidade, neutralizar energias nocivas de destruição (fogo, por exemplo) ou para dar movimento a áreas “mortas”. Os peixes servem para dar vida à água que fica em constante movimento e retém o sheng chi (energia favorável).

Ter um aquário em casa, numa loja ou no ambiente de trabalho é um relaxante natural para os olhos e para a alma, além da sensação bem zen, o aquário estimula a energia vital (chi) dos ambientes, assim como plantas, flores e animais de estimação. E tem mais: um aquário pode reunir os 5 elementos do Feng Shui: água (por ela mesma), madeira (representada pelas plantas), fogo (representado pelos peixes), metal (cristais ou pedras) e terra (simbolizada pela areia). Os peixes simbolizam riqueza e ter 9 peixes no aquário simboliza plenitude. Você pode colocar o aquário próximo a porta de entrada para atrair e renovar a energia do local ou no canto da prosperidade para ativar a energia da abundância

Um aquário cheio de peixinhos atrai pessoas de todas as idades. Algumas montam aquários para os filhos e outras só por hobby mesmo. Mas será que elas realmente sabem o que deve ser feito para criar peixes ornamentais em casa?

Antes de iniciar a montagem de seu aquário, a primeira coisa a saber é se será de água doce ou salgada, pois os materiais para o aquário diferem de acordo com essa sua escolha, é importante decidir o lugar aonde colocá-lo, o tamanho e qual a espécie de peixe que você deseja ter em casa.
Os de água doce são mais fáceis e simples de manter, mas se você optou por um de água salgada, o melhor que tem a fazer é ir às lojas especializadas e conhecer a fundo tudo sobre os aquários, manutenção, peixes e corais.
Sugiro sempre começar com os de água doce por serem bem mais simples de montar e de manter.

pet

Primeiro, o aquário deve ser de boa qualidade e de fácil limpeza. Pensando em qualidade de água, devemos lembrar que cloro não é bom para o peixe. Desta forma, para manter seus aquários higienizados, o ideal seria a pessoa usar algo que neutralize o cloro. Isso pode ser feito com kits vendidos em lojas especializadas ou de uma maneira bem caseira: deixando a água que vai preencher o recipiente “descansar” de dois a três dias – obviamente, tampada para não atrair mosquitos.
A introdução do peixe no aquário também deve ser feita a partir de alguns cuidados especiais: deve-se deixar o saco (aquele em que o peixe vem quando é comprado) fechado com o peixe dentro do aquário com água, num período de quinze minutos a uma hora. Isso deve ser feito para acontecer a adaptação do peixe à temperatura da água.
Existem vários tipos de peixes, procure criar peixes de manutenção mais simples, como os kinguios, também conhecidos como “peixinhos dourados” (king=dourado,ouro + gyoo=peixe, em japonês), os lebistes, néons ou molynésias, que são os mais procurados por aqueles que querem montar um primeiro aquário. Os famosos bettas também são peixes bem queridos quando o assunto é aquário caseiro.
Para criação de bettas, deve-se ter um aquário de, no mínimo três litros, cascalho e plantinhas artificiais para decorar. Já para os kinguios, o aquário deve ter no mínimo trinta litros e um filtro externo para manter a boa qualidade da água. Cascalho para o fundo do aquário também é necessário, bem como algumas plantas, de preferência, artificiais.
Sendo assim, antes de colocar qualquer peixe no aquário, procure se informar, pois o melhor caminho para um aquário saudável e bonito é a informação...

 

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar