pet
pet

CALOPSITAS

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

A Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilômetros de distância, em bandos, à procura de alimento, próximo às águas dos rios. 
Com sua beleza exótica destacada pela crista ereta, ela ornamenta o ambiente onde está e torna-se ainda mais atraente por seu tamanho médio, de cerca de 20 cm, e grande variedade de cores. Permite compor viveiros com diversidade de espécies, uma característica restrita à minoria das aves, aceitando, com o seu temperamento pacífico, também o convívio com pássaros de menor porte. Vive, em média, 20 anos.
São excelentes animais de estimação, tornando-se extremamente dóceis, brincalhonas, amigáveis e apegadas ao dono. Mas, para isso, é muito importante saber de quem comprar, pois a docilidade de sua Calopsita mansa depende muito da criação.

pet
 
Siga estas dicas: em primeiro lugar, selecione o pássaro mais jovem possível, para que ele se ligue muito mais a você. Para se ter Calopsitas mansas, é imprescindível que os filhotes sejam tratados desde cedo na mão, com uso de papas especializadas para filhotes. Em seguida, escolha a cor que mais lhe agrada. É aconselhável manipular o pássaro que você escolher, verificando se ele se deixa acariciar sem bicar. Elas são facilmente domesticadas quando jovens, e, raramente, bicam quando assim domesticadas. Quando perturbadas, as Calopsitas mansas apenas gritam ou beliscam o dedo. Reconhecem bem as pessoas e costumam ser particularmente fiéis à pessoa que cuida e treina. Para que elas se liguem a todos membros da família, devem ser manipuladas por todos.

pet

pet

A cor da Calopsita na natureza é cinza, chamada de "padrão silvestre", foi a partir dela que surgiram tantas variações e combinações de cores, as quais chamamos de "mutações". As Calopsitas nas cores mutantes dificilmente sobreviveriam na natureza devido à facilidade de sua localização pelos predadores.
Mutações básicas: Arlequim, Lutino, Canela, Pérola, Cara Branca, Prata.
Mutações combinadas: Pérola-Arlequim, Canela-Arlequim, Canela-Pérola-Arlequim, Lutino-Canela, Lutino-Pérola, Lutino-Pérola Arlequim, Cara Branca-Lutino (albino), Cara Branca-Arlequim, Cara Branca-Pérola, Cara Branca-Pérola-Arlequim, Cara Branca-Canela, Cara Branca-Canela-Arlequim, Cara Branca-Canela-Pérola-Arlequim.
Pela sua própria natureza, as Calopsitas são muito dóceis, o que facilita muito o convívio, pois, quando percebemos, estamos completamente apaixonados por elas.

A maior parte do tempo, você vai encontrar estas aves tentando chamar sua atenção, principalmente cantando, são muito alegres e carinhosas, carinho é algo que elas querem e adoram receber.
Com um pouco de paciência, elas podem aprender a assoviar canções inteiras e, até mesmo, falar. Os machos são, geralmente, vistos como melhor do que as fêmeas para isso, mas existem relatos de fêmeas que também aprenderam a cantar músicas ensinadas pelo dono.

Realmente, a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência e sua beleza deixam-nos encantados!  A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras  e de ser domesticada faz com que, cada vez mais, pessoas busquem este pássaro como animal de estimação! 

 

 

 

 

 

 

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar