pet
pet

A CHEGADA DE UM CACHORRINHO NOVO EM CASA

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Trazer para casa um filhote é  uma das grandes alegrias da vida, um momento excitante para você e sua família. Durante os primeiros dias, eles precisam de alguns cuidados especiais, e é nesta hora que começam as dúvidas, tão comuns, principalmente, entre os donos de primeira viagem.   
Os filhotes costumam vir com aquela eterna expressão de vítimas, órfãos abandonados e carentes que só eles sabem fazer. Seja forte, caro "proprietário", você tem que saber lidar com isso. A dica mais importante é se lembrar de nunca deixar um filhote fazer aquilo que você não gostaria que um pet adulto fizesse. 
No momento em que ele chegar, deixe que cheire o ambiente e se familiarize com a casa toda. A apresentação do filhote à família deve ser feita com cautela, pois este é um período difícil e confuso para o pequeno grande amigo. Sua casa é uma profusão de visões, sons e cheiros estranhos que ele pode achar excitante, mas ele sentirá falta da mãe, dos irmãos e irá querer que sua família propicie a companhia, conforto e segurança que deixou para trás.

pet

Na primeira noite em sua nova casa, o cãozinho pode chorar quando estiver sozinho. Procure forrar a caminha com um pano que tenha cheiros da sua mãe e irmãozinhos. Uma bolsa de água morna enrolada no pano e um relógio que faça “tic-tac” também podem ajudar. Esse som imita as batidas rítmicas do coração da mãe e dos irmãos, e, certamente, dará muito conforto ao filhote nas primeiras noites na casa nova.
Importante: se o cãozinho insistir em chorar, evite ir até onde ele está! Se o dono for ver o cão toda vez que ele chorar, ele vai entender que chorando ele consegue a sua atenção e passará a usar essa tática sempre. O ideal é ter certeza de que o cão está bem antes de dormir e, depois, ignorar seus chamados, a menos que seu chorinho carente dê lugar a um ganido desesperado.

Nos primeiros dias, ofereça a mesma alimentação que o cãozinho estava acostumado. Quando for mudar de alimento, faça a troca gradualmente e lembre-se sempre de deixar água fresca à disposição. Mudanças bruscas de dieta, mesmo envolvendo rações de excelente qualidade, podem acarretar em transtornos gastrointestinais.
É muito importante acostumar o cão a fazer as necessidades em um único local. Este aprendizado, geralmente, demanda tempo e paciência. Tenha em mente que, após as refeições, ele irá procurar seu cantinho para fazer as necessidades, farejando e rodeando alguns locais. É nessa hora que entra a disciplina no dono, portanto, tente ficar perto do filhote, ao menos, 30 min após o término de uma refeição. No princípio, o animal fará suas necessidades em qualquer lugar. Nos primeiros dias, o cão estará se ambientando na casa, mas, tão logo você perceba que o filhote já sabe circular pela casa, ao levá-lo ao "banheiro" o faça com o cão vendo o caminho para que o memorize. Após a ambientação, quando ele fizer no local errado, comece com uma repreensão bem branda, sempre o levando ao local escolhido.

pet

Caso você tenha outro cão em casa, é fundamental que a hierarquia dele seja respeitada pelos donos. Para que a introdução do cachorrinho novo aconteça sem muitos tropeços, o ideal é levá-los para um local neutro, desta forma, o adulto não irá encarar o filhote como um intruso. Para ajudar no entrosamento deles, pegue um pano velho e esfregue no corpo do filhote, coloque o pano embaixo do prato de comida do cão adulto, assim ele irá associar o cheiro do outro a uma experiência gostosa.

Você deve fazer carinho nos dois quando estiverem frente a frente, dando sempre prioridade ao cão mais velho. Para o novo integrante da família, mesmo pouco carinho já será bastante, e isso, no princípio, irá evitar crises fortes de ciúmes no cão antigo.
Todos os filhotes gostam de mastigar. Este é um comportamento normal e ajuda no processo de dentição. Dê a ele alguns brinquedos só dele para impedi-lo de pegar outros itens da sua casa. Até os 6 meses de vida, esse será um comportamento constante dos filhotes, idade que, comumente, acontecem as trocas dentárias.

Fazer as coisas corretas desde o começo evita confusão. Através de um bom planejamento você estará a um passo de ter o cachorro dos seus sonhos.  

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar