Pet
 
UNITYOU
 
pet


O CANTO DOS PÁSSAROS

Por Renata Scarpa
Fotos: Dra. Regina Motta

Nessa nossa terceira coluna, deixaremos um pouco nossos amigos cães e gatos de lado e falaremos sobre o grande diferencial das lojas Au Pet Store: nossas belas aves. Num endereço privilegiado, próximo ao centro comercial e instalado no bairro residencial mais nobre da cidade, temos a felicidade de trabalhar lado a lado com esses adoráveis animais.
Ao longo dos anos, as aves vêm ganhando muito espaço nos lares das famílias brasileiras como animal pet, provavelmente por apresentarem características diversas e algumas vezes exclusivas tais como: capacidade de brincar, demonstrar ciúmes, bom humor, inteligência, carência, afeto e reprodução da fala.
Esses barulhentos e adoráveis pets preenchem nossos dias com suas brincadeiras e melodias, e encantam pela beleza individual. Engana-se quem pensa que não pode ter uma ave como pet, servindo de companhia. Periquitos, papagaios, araras e principalmente cacatuas são extremamente carentes e adoram um chamego. Se puderem passear de vez em quando, vão adorar! Não é raro encontrarmos nos corredores dos shoppings cacatuas desfilando nos braços de seus donos. Um luxo só! Se você tem interesse em adquirir uma dessas aves, saiba que devem ter origem comprovada e documentação correta, com anuência do órgão federal IBAMA.
Algumas diferenças entre elas:

PSITACÍDEOS: Aves que pertencem à ordem dos papagaios. São dessa ordem os pequeninos periquitos (ex periquito australiano), Tuins, Calopsitas, Pyrrhuras, Jandaias, Lóris, Maritacas, Ararinhas, Ecletus, Papagaios inclusive as grandes e exuberantes Araras e Cacatuas.
Características:
A família dos psitacídeos (papagaios) é caracterizada por possuir indivíduos com o bico curvo e a língua redonda, sendo estes dois fatores fundamentais para surgir a maior virtude dos papagaios que é a “capacidade da reprodução da fala humana”. São aves inteligentes, carinhosas e muito companheiras.

PASSERIFORMES: Aves popularmente conhecidas como passarinhos, pertencem a este grupo os pequenos: Coleirinha, Canário, Patativa, Curió, Pintassilgo, Cardeal, Tico-tico, Azulão, Bicudo, Pássaro preto e Sabiá, Sanhaço, Saíra, Picharro (trinca-ferro), Bico de pimenta, Corrupião, etc.
Características:
Os indivíduos da ordem dos passeriformes são caracterizados pela emissão de cantos melódicos e muito agradáveis.

TUCANOS, ARAÇARIS, TURACOS e MAINÁS: Essas aves diferenciam-se pelas cores, pelo comportamento e até pelo formato de seus bicos, que nos Tucanos e Araçaris são muito longos, auxiliando a atividade predatória. Os Mainás, assim como os papagaios, têm a virtude da reprodução da fala. Essa incrível característica cativa qualquer pessoa que possa passar alguns momentos junto deles. Os Turacos, aves africanas, possuem um colorido muito especial e alçam vôos sublimes e elegantes.

Antes de adquirir uma ave como pet, certifique-se qual espécie se adapta melhor ao seu ritmo de vida e consiga suprir as suas expectativas. Assim como outros seres vivos, elas necessitam de cuidados básicos diários, além de muito de carinho e atenção. Somente assim você poderá desfrutar de agradáveis momentos na companhia de uma ave feliz e saudável.

CURIOSIDADE:
“Brasil, terra dos papagaios”... Nossa terra já era assim chamada antes do nome de Brasil ser popularizado (Brasilia, sive terra papagallorum)

DIA DO VETERINÁRIO: Dia 9 de Setembro é celebrado o dia do Médico Veterinário. Não se esqueçam de cumprimentar aquele que é fundamental para os cuidados dos bichinhos!

 

Pets famosos:

Tututu – cacatua Alba - Hebe Camargo
Red – Lóris – Hebe Camargo
Dolce - cacatua Alba - Patsy Scarpa
Michael Jordan – cacatua Palm – Ana Claudia Moraes
Cacá – cacatua Alba- Franziska Hubener
Gisele - cacatua Alba - Ana Maria Velloso
Maria – cacatua Alba - Daniel Klabin
Tutty – cacatua galah – Dinho Diniz
Loló – periquita - Ivete Sangalo

Duas belas fêmeas de papagaio Ecletus curtindo o fim de tarde em um poleiro Bonsai

ecletus

Eu e Dinho Diniz muito bem acompanhados de uma Cacatua das Molucas, Cacatua Galerita e um casal de Papagaio Ecletus

eclets

Exemplar de Tucano-toco, o mais conhecido tucano da fauna brasileira.

tucano-toco

Exemplar de Arara azul em viveiro ornamental. Ave rara e ameaçada de extinção, é a primeira da espécie com permissão para ser comercializada.

arara azul

Foto de Arara Canindé captada em momento de vôo para alcançar o comedouro

arar caninde

Papagaio Tucumana e Cacatua Galah em poleiro Bonsai de mesa

papagaio tucumana

Arara Canindé e Papagaio Tucumana divertem-se em poleiro interativo

arara canindé

Lóris estriado em pose elegante no grande viveiro interativo da Au Pet Store

lóris estriado

renata@scarpa.com.br

imprimir