pet
pet

HIGIENE DO SEU PET

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Para aqueles que não vivem sem um ou mais animais de estimação dentro de casa, sabemos que um grande transtorno é manter a casa limpa, livre do cheiro de xixi e cocô do seu pet.
A primeira coisa que devemos saber é que os cães, normalmente, têm instinto de higiene bastante aguçado. Eles seguem algumas regras quando escolhem o local para fazer o xixi e cocô sempre de acordo com este instinto. Para ensiná-los a fazer no local desejado por você, o melhor é entender este instinto e preparar a casa para atendê-lo. Eles procuram um lugar afastado da sua comida, água e cama. O lugar deve estar sempre limpo e bem absorvente para que o xixi "suma" rapidamente. Para treiná-lo, é preciso paciência, um filhote pode ser comparado a um bebê de fraldas, que não consegue "segurar" a sua vontade, muitas vezes, ele está indo na direção do jornal, mas não consegue e faz no meio do caminho. Esse processo exige carinho, tempo e paciência. Alguns animais demoram um pouco mais para aprender, porém, no fim, todos aprendem.

pet

Quando eles fizerem no lugar errado, a primeira coisa é limpar a área com papel toalha e depois aplicar removedor de odores generosamente, procurando cobrir um pouco além da área que foi suja pelo cão. Não se deve enxaguar nem secar com outro pano. A diferença é que o removedor age destruindo as moléculas que causam o cheiro ruim. Lembrando que os detergentes, desinfetantes e sabões comuns eliminam o odor de urina apenas para o olfato dos humanos, mas não para o olfato dos animais, o que faz com que eles voltem a urinar no local indesejado mesmo depois de limpos.
Existem no mercado para animais vários produtos com esse fim. Podem ser usados repelentes, que também são facilmente encontrados, esses produtos têm cheiro desagradável para os animais e eles não vão mais urinar nesse local. O repelente também pode ser utilizado para que os animais não destruam mais os objetos e móveis. Essas dicas também valem para evitar que os animais demarquem território em locais indesejados.

pet

Depois de eliminar todo o cheiro para o olfato dos animais, você deve mostrar onde eles podem fazer as necessidades e os brinquedos e objetos que podem brincar.
Quem tem gato sabe a importância de manter a caixinha de areia sempre limpa, pois os gatos são muito higiênicos e tendem a não usar o local se ele estiver sujo. Existem algumas areias, mais caras, que ajudam a inibir o odor do xixi do felino. Quem tem pássaros ou hamsters também sabe que há a necessidade de manter as gaiolas sempre asseadas.
Para a limpeza da casa, inicialmente, é essencial passar aspirador de pó em toda a casa (carpetes, tapetes, assoalhos de madeira) para tirar a poeira e os pelos que ficam nos locais, especialmente nos cantinhos.
Depois de limpo é importante passar um pano com desinfetante específico para remover odores de animais, mas você pode fazer na sua casa uma mistura em partes iguais de água, vinagre e álcool e aplicar no local até que toda a urina, ou fezes, seja totalmente eliminada, pode ser no chão, móveis, roupas etc.

Algumas opções de produtos:
- Super Strength Stain & Odor Remover (Four Paws) – Remove os odores, protege o tecido e neutraliza a urina, fazendo com que o animal não volte a fazer no mesmo local;
- Seca Xixi Gel (Petmais) – Granulado para ser colocado em cima da urina do dejeto do animal, o qual se transforma em gel seco pronto para ser removido. Higieniza e remove o odor;
- Pet away (Vetbrands) ou Keep Off (Four Paws) – Educador de animais, mantendo-os afastados dos locais onde sua presença é indesejada ou onde costumam fazer suas necessidades;
- Shout (Johnson) – Remove os odores.
- Herbalvet (Ouro Fino) – Indicado para a desinfecção e desodorização de ambientes em geral, possui ação.

 

 

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar