pet
pet

O TEMPO DE VIDA DO SEU CÃO

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Uma das principais dúvidas de quem adquire um cachorro é saber qual a expectativa de vida dele. No mundo canino, o processo de envelhecimento ainda não foi completamente entendido, porém, sabemos que o envelhecimento ocorre de forma diversa em cães de tipos e raças diferentes. No passado, acreditava-se que um cão envelhecia sete anos para cada ano de vida humana. Esta teoria, porém, foi descartada em favor de uma escala completamente nova de comparação. A nova escala tenta comparar os estágios de desenvolvimento inicial da vida do cão com aquele dos seres humanos.

Raças de pequeno porte, geralmente, alcançam seus tamanhos finais entre oito e doze meses, e cada ano deles equivale a cinco anos de vida humana. Raças de porte médio, entre doze e dezesseis meses, cada um equivalendo a seis anos nossos. Raças de porte grande, entre dezesseis e dezoito meses, cada ano equivale a sete anos, e as raças gigantes, por volta dos dois anos, sendo que estes sim continuam a equivaler a sete anos de vida humana.
Convém lembrar que podem existir variações individuais relacionadas ao perfil genético de cada animal e às suas condições de vida. Por exemplo, os mestiços tendem a viver mais tempo do que a maioria dos cães com pedigree, e, infelizmente, o câncer é responsável por 16% das mortes, o dobro de mortes por doença cardíaca.
O estudo também compilou uma lista do tempo médio das raças mais populares:

pet

pet

pet

pet

pet

Afghan Hound (12)
Airedale Terrier (12)
Basset Hound (13)
Beagle (14)
Bearded Collie (12)
Bernese Mountain Dog (7)
Border Collie (13)
Boxer (11)
Bull Terrier (13)
Bulldog (7)
Bullmastiff (8)
Cairn Terrier (13)
Cavalier King Charles Spaniel (11)
Chihuahua (15)
Chow Chow (13)
Cocker Spaniel (13)
Collie (12)
Corgi (12)
Dachshund (14)
Dálmata (13)
Doberman Pinscher (14)
Cocker Spaniel Inglês (12)
Golden Retriever (12)
Great Dane (8)
Greyhound (13)
Jack Russell Terrier (13)
Labrador Retriever (13)
Pastor Alemão (11)
Poodle miniatura (14)
Rhodesian Ridgeback (9)
Rottweiler (9)
Scottish Terrier (12,)
Pastor de Shetland (13)
Setter (12)
Springer Spaniel Inglês (13
Shih Tzu (14)
Staffordshire Bull Terrier (10)
Standard Poodle (12)
Viszla (12)
Weimaraner (11)
Wolfhound Irlandês (7)
West Highland White Terrier (13)
Whippet (14)
Yorkshire Terrier (13)

Esta é a lista divulgada, mas conheço vários cachorros que viveram muito mais do que a expectativa dada a eles, e o maior exemplo disto é que o mais velho cão de registro foi um cão de gado australiano chamado Bluey. Ele foi colocado para dormir com a idade de vinte e nove anos e cinco meses. Bem longe de qualquer número da lista!

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar