pet
pet

CÃES HÍBRIDOS OU DESIGNER DOGS

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Sou da época em que cruzamento entre cães de raças diferentes aconteciam de modo acidental e o resultado era conhecido como “vira-lata”, depois foi chamado de SRD (sem raça definida). Mas, recentemente, promover esses acasalamentos tornou-se atividade normal para alguns criadores, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Inglaterra. Estes novos cruzamentos são chamados de designer breeds.

No começo dos anos "80", Wally Conran (hoje com 81 anos) resolveu cruzar duas raças: o labrador e o poodle, criando o Labradoodle. Conan trabalhava na "Royal Guide Dog Association of Australia" (Associação Australiana Real de cães Guia) e foi procurado por uma mulher cega e residente no Havaí. Ela precisava de um cão guia que não provocasse alergia nas pessoas, pois o marido era alérgico a cães. Entretanto, nenhuma raça era hipoalergênica, Conran decidiu tentar o cruzamento de poodle com o labrador. Ele encontrou um poodle treinado de bom temperamento e acasalou com o labrador. O resultado foram três filhotes. O marido da mulher descobriu que o filhote não lhe provocava alergia. A nova raça era o ajuste perfeito para quem precisava de um cão guia e tinha alergia. No início, a nova raça não teve êxito comercial até que Conran propôs a grande ideia de marketing. Ele decidiu deixar de mencionar a palavra híbrido e passou a introduzir o termo "labradoodle" para os filhos de guia de cegos e antialérgicos. Assim, teve início os "Designer Dogs"ou "Cães Híbridos".

pet

pet

pet

pet

pet

Grande parte das raças existentes surgiram do cruzamento entre cães de raças diferentes, como resultado de um trabalho continuado, por diversas gerações, até ser "fixado" um grupo de características. Só assim se consegue preencher o requisito fundamental que caracteriza as raças: ninhadas semelhantes, umas com as outras, e parecidas com seus pais. Isso não acontece com os descendentes de cães de primeira geração. Eles estão, portanto, mais próximos de vira-latas. Mesmo que sejam caros.

Estas misturas ganharam popularidade e, muitas vezes, são vendidas por preços muito mais altos do que os dos cães de raça pura. Não podemos confundir "Designer dogs" com cães mestiços. Os cães mestiços são cruzamentos de raças indefinidas, já o "Designer dogs" é resultado do cruzamento de duas raças puras diferentes que foram cruzadas para se obter certas qualidades desejáveis de ambos os pais.

O objetivo desta mistura entre raças é obter um cão hibrído, isto é, um cão que herde as qualidades desejadas de cada uma das raças. Por exemplo, alguma pessoa quer ter um labrador, mas não o tem por restrições de espaço (tipo morar em apartamento). Então, imagine um cão de porte médio, possuindo algumas características de um labrador. Quem é contrário à mistura argumenta que estas novas raças podem herdar desordem genéticas e comportamentos indesejáveis de um ou de ambos progenitores, enquanto aqueles que apoiam afirmam que os cães híbridos têm uma vida mais saudável e que vivem muito mais. Segundo seus criadores, os cães híbridos são a nova resposta para os problemas genéticos dos cães de raça. Para desespero dos puristas dos cães de raça, a moda agora é misturar duas raças para ter um cão de nome e estranho. Os fanáticos por estes cães afirmam que eles são animais de estimação muito mais legais que seus ancestrais de sangue azul.

Além das misturas, também existem novidades em raças, como:
Alaskan Klee Kai – miniatura do Husky Siberiano
Biewer Yorkie – Mutação de genes recessivos de 2 yorkshires

Hoje, existem mais de 700 raças diferentes de híbridos em quase todas as combinações imagináveis que, normalmente, são chamados com a união do nome das raças originais, como:
Labradoodle - Labrador e Poodle Standard, Goldendoodle – Golden e Poodle Standard, Dorkie - Cão Salchicha e Yorkshire Terrier, Shepadoodle - Pastor Alemão e Poodle, FrenchiePug - Bulldog Francês e Pug, Poo - Pomeranian e Poodle, Bea-Tzu - Beagle e Shih-Tzu, Chug - Chihuahua e Pug, Puggle - Pug e beagle, Poogle - poodle e beagle, Bullmatian - Bulldog e Dálmata, Chug - Chihuahua e Pug, Schnoodle - Schnauzer e Poodle, Cockershnauz - Cocker Spaniel e Schnauzer, Porkie - Pug e Yorkie, Cockapoo - cocker spaniel e poodle, além de Boxweiler - Boxer e Rottweiler

As novidades são tantas... E a última que eu conheci foi o Wolfdog, que é o cruzamento de algumas raças de cachorro com o lobo.

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar