pet
pet

OBESIDADE CANINA

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Dieta não é só coisa de humano. Cachorro também precisa fazer regime de vez em quando para entrar em forma. De longe, a primeira causa da obesidade é a superalimentação. É fácil observar que os cães obesos comem mais do que necessitam. A isto damos o nome de "balanço positivo de energia". Para uma alimentação equilibrada, este balanço deve ser nulo, o que quer dizer: o cão deve receber o quanto gasta. A energia fornecida deve compensar exatamente as necessidades fisiológicas (crescimento, gestação, lactação, etc.) e atividades físicas (caça, pastoreio, esportes, etc.).

pet

pet

O ideal é consultar o veterinário para diagnosticar um caso de sobrepeso ou, até mesmo, obesidade, mas podemos notar que o cachorro é normal quando suas costelas não estão visíveis na lateral, mas são facilmente sentidas quando apalpadas. O cão deve ter o corpo em formato de ampulheta, ou seja, deve ter a circunferência mais fina na região da cintura. Qualquer alteração nestas características pode ser sinal de sobrepeso. As consequências imediatas, como diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, não são nada em comparação com as múltiplas complicações que o excesso de peso pode acarretar, como transtornos no aparelho locomotor, dificuldades cardiopulmonares, patologias nas funções reprodutivas, predisposição à diabetes, a enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos, além de altos riscos cirúrgicos. Pesquisas recentes mostram que obesidade pode causar câncer nos animais.

Para os bichos que estão acima do peso, os tratamentos mais adequados são dieta e atividade física. Existem no mercado diversas rações especiais para animais em dieta, mas o mais indicado é procurar um veterinário especialista em endocrinologia que prescreva um plano alimentar para o seu animal. Em todos os casos, as guloseimas fora de hora devem terminar. Por muito que custe resistir, mesmo que a carinha de tristeza do bichinho parta seu coração, pense que você está contribuindo para que o seu cão se torne mais saudável e feliz em longo prazo. Para os homens, o acesso aos alimentos e o hábito de comer possuem um valor social, fazendo com que as pessoas se alimentem por outras razões e não por sentir fome. Nas matilhas, o acesso ao alimento está relacionado à hierarquia.
O cão alfa, que controla a reprodução do bando, é o primeiro a se alimentar, podendo selecionar as melhores partes do alimento. Isso é importante, pois assim é garantida a continuidade da melhor seleção genética. Quando o cão e homem convivem no mesmo ambiente, geralmente este ignora os fatores que envolvem o comportamento e a comunicação canina no ritual da alimentação. As interpretações humanizadas geralmente resultam nas alterações comportamentais. Os erros têm início logo cedo, com o dono oferecendo petiscos para ganhar a afeição do filhote. Os hábitos são formados rapidamente no cachorro e no homem, com o dono tentando satisfazer o cão com diferentes alimentos, enquanto que o cachorro tenta ganhar o melhor status social na matilha. Os animais obesos são menos ativos do que animais com o peso ideal.

O peso a mais faz com que tenham dificuldade de respirar quando se movem e o exercício começa a ser demasiado penoso para os pulmões e coração do cão. Por isso, sempre que o cão pedir comida, brinque com ele. Se não der resultado, ofereça-lhe fruta ou vegetais. Em último caso, ignore-o quando pede comida. Se você sabe que vai acabar cedendo, o ideal é não deixá-lo assistir às refeições. Os passeios são a melhor forma de exercício que um cão obeso pode ter. Não esforce o cão demasiado nem insista na corrida. Se o passeio for muito curto, volte a sair com ele mais tarde. Aproveite o fim e o início do dia para passear, uma vez que as temperaturas altas tornam o exercício mais pesado para o cão.

As brincadeiras são também uma ótima forma de exercitá-lo. Buscar o pau e brincar de bola costumam ser exercícios agradáveis para o cão sem ser muito cansativo para o dono. É uma questão de responsabilidade ter cães fortes e saudáveis e uma saúde perfeita pode ser conseguida com uma dieta balanceada e exercícios físicos.

 

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
 

enviar