pet
pet

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

1 - O olfato dos cães é dos melhores da natureza. Se desdobrássemos e estendêssemos as membranas que se situam no nariz dos cães, elas seriam maiores do que o próprio cão.

2 - O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta-cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

3 - Os gatos chegam a dormir 16 horas por dia, divididas em vários períodos.

4. Quanto em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

pet

pet

6 - Um artigo publicado pela revista britânica "The Scientist" explica que, assim como os seres humanos, os cães também estudam a face de uma pessoa, começando pelo lado direito, que expressa melhor o estado emocional. Esse fenômeno, no entanto, ocorre apenas quando estes animais observam rostos humanos. Uma hipótese sustenta que o lado direito da face expressa melhor as emoções, o que explica o fato de ser analisado antes pelos cachorros, como fazem os humanos quando veem alguém pela primeira vez.

7 - Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

8 - Para fazer seu cricri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As fêmeas são mudas.

9 - Gato não consegue ver no escuro total, ao contrário do que se pensa. Mas precisa de muito menos luz do que as pessoas para enxergar. No escuro total, além de contar com o olfato, a audição e o tato, tem a ajuda dos bigodes para não bater a cabeça nem ralar a ponta do nariz.

10 - O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

11 - Um porco-espinho tem, em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

12 - Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas.

12 - O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também, quando ele acontece… dura 12 horas!

13 - O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de uma de suas patinhas.

14 - Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

15 - De acordo com a espécie, uma centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas.

16 - O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

17 - Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

18 - A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

19 - Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

20 - Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
 

enviar