pet
pet


CURIOSIDADES CANINAS

Por Renata Scarpa
Fotos: Regina Motta – www.fotopatas.com.br

Eu sempre gostei de ler artigos sobre curiosidades. Tem um e-mail clássico sobre o assunto, que já recebi diversas vezes, e termina dizendo que jamais um ser humano será capaz de lamber o próprio cotovelo. Obviamente, terminei a leitura tentando tal façanha.
Curiosidades envolvendo o mundo animal preencheriam uma enciclopédia sem limite de volumes. O comportamento das aves e mamíferos silvestres, o metabolismo todo diferente dos répteis, o acasalamentos dos insetos e assim vai. Mas não precisamos ir muito além. Basta observar seu cão ou gato dentro de casa. Repare que alguns movimentos repetem-se várias vezes ao dia, por exemplo. Observe também dois cães interagindo (brincando, correndo, se conhecendo). Pronto. Daí saiu nossa quinta coluna PET. Vou tentar me lembrar de todas que conheço. Divirtam-se!

- Barriguinha para o alto é o sinal de que "se entrega todo para você". Numa briga, por exemplo, quando o cão vira de barriga para cima é porque entregou os pontos. Nas brincadeiras, se seu cão fica nessa posição é sinal que sabe que você está controlando a situação, está entregue e que quer carinho.

pet

- Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado. O instinto de caça fala mais alto.
- Os cães suam através das patas e do focinho. Da próxima vez que vir um cão com a língua de fora, você já saberá que ele na verdade está transpirando e trocando calor com o ambiente, ou seja, regulando a temperatura do corpo.

pet

- O coração de um cão bate 120 vezes por minuto, ou seja 50% mais rápido que a batida do coração humano comum que bate 80 vezes por minuto.
- Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária pode matar um cão de 22 kg!

- O olfato dos cães é um dos melhores da natureza, com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano.

- Só cachorros e humanos têm próstatas.

- Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.

- Se a cadela acasalar com dois machos diferentes durante o cio, sua ninhada poderá ser composta de filhotes com dois pais diferentes. Isso acontece porque a cadela libera vários óvulos durante o cio, possibilitando a fecundação por machos diferentes.
- Os cães machos usam a urina para marcar território, logo, urinam com muito mais frequência do que as cadelas.

- Cães e gatos conseguem perceber o início da gestação da mulher (sua dona) antes mesmo que ela saiba. Inúmeros relatos de gestantes revelam que foram as lambidinhas de seus bichos na região do ventre que despertaram sua atenção ao fato.

- Cães podem ser treinados para diagnosticar epilepsia em humanos.

pet

- Diferentemente de nós que nos cumprimentamos dando as mãos ou beijinhos, os cães cheiram o rabo uns dos outros. Nessa região há uma glândula que secreta uma odor característico capaz de identificar cada animal, como uma espécie de impressão digital para os humanos. É a glandula ad-anal.

- O país com a maior população canina é os Estados Unidos, eles também são os que gastam mais dinheiro em comida para seus pets, até mais do que em comida de bebê.
- Quanto mais longo o nariz de um cachorro, mais efetivo é o sistema de resfriamento interno dele.

pet

- Os olhos dos cachorros brilham no escuro devido a uma estrutura formada por células especiais que ficam dentro do olho e atrás da retina, e que têm a função de possibilitar a absorção de toda a luz disponível no ambiente. Essa estrutura nos cães tem a cor amarelo esverdeado e essa é a cor que é refletida dos seus olhos quando iluminados.

- Assim como os humanos, qualquer mamífero pode ficar deprimido. Nos animais de estimação, um dos principais sintomas é a falta de interesse pelas atividades rotineiras, como comer, passear, brincar. Outros sinais: lamber frequentemente as patas ou até mesmo mordiscar os membros, ferindo-os.

- A reprodução do cão é rápida: a gestação dura 2 meses, a amamentação, seis semanas, dentição se torna definitiva aos cinco e maturidade sexual em média com apenas um ano de idade.

- Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano, além de ouvirem ultra-sons de até 60 Khz, inaudíveis aos seres humanos, que só escutam até 20 Khz.

- A visão noturna dos cães é muito melhor que a dos humanos. O seu ângulo de visão também é mais amplo, devido aos olhos estarem ao lado da cabeça.

pet

- Voltinhas em círculo e arranhões antes de dormir são um hábito herdado da vida selvagem, pois o cão precisava afofar a terra onde dormia e baixar a relva para se deitar. As voltas orientam a direção, Norte ou Sul.

- A cadela no cio libera pela urina uma substância chamada ferormônio, capaz de atrair machos num raio de 1 km.

- O cão mais velho do mundo viveu por 29 anos e cinco meses, era uma Australian Cattle Dog.

- O cão mais pesado é o são Bernardo e o menor é o Chihuahua.

- Três cães sobreviveram ao afundamento do Titânic - um Terra Nova, um Lulu da Pomerânia, e um Pekinês.

- O único cão no mundo que não pode latir é um cão africano, o Basenji que é originário do Congo.

- Na astrologia, existem quarenta "dias de cão" - entre 3 de julho e 11 de agosto, quando Sírio, a Estrela do cão, levanta e deita-se com o Sol.

- Agosto é chamado de “mês do cachorro louco” porque neste período a concentração de cadelas no cio aumenta muito devido às condições climáticas, e quando as cadelas entram no cio, os cachorros “ficam loucos” e brigam para conquistar a fêmea. Essa briga faz com que a raiva, doença que é transmitida pela saliva do animal, se espalhe mais.

- Cinofobia - medo dos cães e da raiva.

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
pet

enviar