pet
Pet

QUEDA E TROCA DE PELOS | É BOM SABER!

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Pelos na sua roupa, pelos nos móveis, pelos por todos os lugares. Esta é uma queixa comum entre os donos de cães e gatos e é importante saber que um animal saudável faz a troca de pelos duas vezes por ano: na primavera, quando surgem pelos curtos e finos, e no outono, quando a pelagem fica comprida e grossa, para que o animal suporte o frio.
Infelizmente com estas mudanças de temperatura que anda acontecendo atualmente à troca de pelos se torna mais frequente. Quando o bicho fica mais velho ou está doente também é natural que o pelo caia.
Existem meios de minimizar este problema, mas se você perceber qualquer anormalidade no seu amiguinho, como manchinhas vermelhas, coceiras, pulgas e carrapatos, leve-o ao veterinário. É sempre bom cuidar logo para que o problema não se agrave.

Pet

Pet

Pet

1. Escove com regularidade | Seu bicho vai adorar. Primeiro, escove contra os fios, para tirar os pelos mortos; depois, no sentido normal, para dar brilho. Isso não diminui a queda, mas tira de vez os pelos já soltos.

2. Escolha uma boa ração | Nada de dar sobras de comida para o seu pet. Compre uma ração de qualidade. Se seu animal tiver alergia, tenha ainda mais cuidado. Já existem no mercado algumas marcas de ração especiais para bichos alérgicos ou para melhorar a pelagem. Costumo colocar uma colherzinha de café de azeite na ração para melhorar a pelagem (esta é uma solução caseira, mas pergunte antes ao seu veterinário).

3. Visite o veterinário | É aconselhável levar seu pet para uma consulta no veterinário regularmente para tomar as vacinas e também para ver se está tudo em ordem. Se a queda de pelos estiver maior do que o normal seu veterinário poderá prescrever alguma vitamina para auxiliar no tratamento.

4. Hora do banho | Seu pet vai choramingar e fugir, mas você não deve desistir (depois do banho um carinho e um petisco resolvem o problema). Cães devem ir para o chuveiro a cada 15 dias. Os gatos podem ficar mais tempo sem ducha, mas vale a pena investir em um banho periodicamente.

Para minimizar o problema sempre tenho aquele rolo adesivo para tirar os eventuais pelos que nossos pets costumam deixar cair pela casa. Pelos realmente incomodam, mas isto se torna apenas um detalhe perto do prazer que temos com os nossos amigos.

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
 

enviar