pet
pet

VANTAGENS DE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Por Renata Scarpa
Fotos Divulgação

Existem pessoas que cresceram cercadas por animais e acham que sem eles a vida ficaria triste e vazia, outros afirmam que a família só fica realmente completa quando se tem um animal de estimação. Por outro lado, existem aquelas que não querem “bichos em casa de jeito nenhum”!
Seja qual for seu caso, é bom saber que qualquer animal exige alguns cuidados, mas o trabalho é pequeno se comparado aos benefícios que eles trazem para a gente.
Vocês sabiam que a presença de uma mascote em casa deixa as tarefas do dia a dia muito mais agradável, aliviando nossa pressão cotidiana?
E os benefícios não param por aí, está provado que os donos vão menos ao médico, precisam tomar menos remédios, diminuem o tempo de permanência em hospitais e têm uma melhor adaptação, após uma doença, a uma nova rotina de recuperação. A companhia deles evita o isolamento de pessoas idosas, afastando a depressão e tornando-os mais ativos e sociáveis. E para pessoas tímidas, os bichos servem como um bom treino para se comunicar melhor.

pet

Acariciarmos um animal pode ajudar a relaxar e a baixar a pressão sanguínea, observar um aquário faz com a pessoa se sinta mais calma, Os animais de companhia, especialmente os cães, ensinam as crianças a comunicarem melhor e a estabelecerem mais facilmente relacionamentos sociais. Estimulam o bom humor e o divertimento (numerosos estudos indicam que o bom humor é a melhor ferramenta para combater o stress e aliviar a tensão).
Qualquer um que já tenha possuído um animal de estimação vai facilmente identificar os benefícios de se relacionar com um amigo peludo, de penas, ou barbatanas.

Companheiros leais, os animais também servem para ajudar a criança a aprender as coisas do dia-a-dia, pois mostram de forma acelerada as principais fases da vida (nascer, crescer, adoecer, ter responsabilidade, cuidar de si, etc.), além de controlar a agressividade e ajudar a diminuir os estados de ansiedade, tédio e medo.
Estudos recentes têm mostrado que o uso de animais tais como, cães, gatos, pássaros, cavalos, burros, golfinhos, etc., representa um contributo importante para o bem-estar social e psicológico das pessoas.

Qualquer animal que escolha, será sempre um grande amigo.

renata@scarpa.com.br

 
UNITYOU
 
 

enviar