agenda
travel

POUSADA FRANGIPANI – DESVENDE A DESCONHECIDA BROTAS

Por Vanessa Piccoli MTB - 52.678/SP
Fotos: Divulgação

Quando se ouve falar em Brotas, cidade localizada no interior de São Paulo, a 242 km da capital, logo associa-se a cidade aos esportes radicais e ao ecoturismo. O que nem todos sabem é que há lugares pouco explorados na região, um deles é a Casa da Cachaça de Brotas, uma loja de bebidas que fica próxima a Igreja Matriz de Brotas. Produzidas e engarrafadas em uma fazenda do município, variam de cachaças destiladas envelhecidas (algumas com mais de cinco anos) a "cachaças temperadas" e licores de sabores variados. Além das destiladas, a loja também vende doces e produtos artesanais. Abre aos finais de semana e feriados.

Na estrada entre São Pedro e Brotas, outras duas atrações: o Antiquário da Villa del Capo, que com arquitetura medieval, completamente integrado à natureza, mantém uma coleção de peças e objetos raros e antigos à disposição dos visitantes.

Conhecida como a “Capital dos Fordinhos”, Brotas abriga o Museu do Calhambeque, que expõe automóveis Ford fabricados no início do século XX e que foram restaurados conforme suas características originais. Trinta e cinco carros desse modelo chegaram a rodar como táxi na cidade.

Outro museu que pode ser visitado é o do Café. Grande produtora da iguaria nas décadas passadas, o local é uma das reminiscências dessa época. Hospedado num casarão cafeeiro do século XIX e de arquitetura colonial, há painéis de exposição, além de objetos e ferramentas de época.

Como opção de hospedagem, a Pousada Frangipani, uma das principais da cidade, é um lugar ótimo e aconchegante para ficar. Conta com atendimento familiar, ambientação charmosa em meio à última mancha de cerrado do estado paulista.

 

travel

Inaugurada em 2006, apresenta cinco suítes que contam com hidromassagem, jardim privativo e ambiente para refeições e descanso. Há trilhas que levam às nascentes, duas piscinas (uma com deck e chaise longs, outra climatizada e com jacuzzi), lounge com TV, lareira, forno de pizza e mesa de carteado; sauna a vapor, sala de jogos, fitness center, quadra de vôlei, redário à beira do lago de água natural, sala de cinema e um mirante construído dentro da própria pousada para contemplação da paisagem. Disponibiliza, sem custo algum, ponto de internet na recepção e wireless zone.

Rodeada de frangipanis, árvores com florada de odor agradável, muito comum na Indonésia, a pousada se diferencia das demais por fugir dos estilos rústicos e mais simples dos hotéis locais, oferecendo aos casais conforto e aconchego em meio à zona rural. Em seus 150 mil metros quadrados (seis alqueires), extremamente cuidados pelos proprietários Fernando Turce e Yeda Lopes, preserva, ainda, em meio à uma reserva de mata nativa, duas nascentes.

travel

Para aqueles que são mais exigentes, a Frangipani oferece um menu com variadas opções de mantas, edredons e travesseiros. E para quem prefere dormir até mais tarde, disponibiliza sem custo algum uma bandeja de café-da-manhã até as 12h, desde que agendado previamente.

Embora não seja aberto ao público externo, o restaurante comporta cerca de 50 pessoas e conta com um ambiente bem moderno, ao estilo dos atuais cool hotels europeus. O cardápio, criado pelo chef André Lobel, proveniente do Senac de Águas de São Pedro, foi montado de acordo com a conveniência e o público que freqüenta a pousada. Com um estilo contemporâneo, mesclou criações mais inusitadas com pratos tradicionais. São os casos da truta ao molho de maracujá com arroz e pupunha grelhada e do filé de frango grelhado ao molho gorgonzola ou mostarda com arroz e fritas.

A pousada foi planejada desde o início para minimizar o impacto ambiental. Placas de aquecimento solar, por exemplo, estão no desenho do hotel e garantem energia para chuveiros, lavatórios, cozinha e piscina durante o inverno.
A atitude não interferiu no projeto arquitetônico do prédio, porque o branco do material harmoniza com a cor vermelha da fachada.
Há também reaproveitamento da água da chuva, usada para irrigação da horta e árvores, utilização de produtos biodegradáveis para limpeza e higiene e separação do lixo reciclável que é doado para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

travel

Pousada Frangipani
Estrada Vicinal BRO 040, Km 8, Brotas, São Paulo
Tel.: (14) 3653-4851 ou (14) 3654-3529
www.frangipani.com.br
E-mail: frangipani@frangipani.com.br

Como chegar:
De São Paulo até Brotas são 242 km. É preciso acessar a Rodovia dos Bandeirantes, rodovia Washington Luiz e SP 225. Uma vez na SP 225, pegar a saída para Torrinha/Santa Maria da Serra (Km 126). Ande aproximadamente 5 Km (passe pela entrada para Brotas e não entre) e haverá uma rotatória para o bairro do Patrimônio. Nesta estrada, marque 8 Km até chegar à pousada Frangipani.

van.piccoli@gmail.com

 
 
 
imprimir