agenda
travel

MI BUENOS AIRES QUERIDO

Por Flávia Ferreira
Fotos Divulgação

Buenos Aires é uma cidade com diferentes facetas. Além de ser o centro político, também concentra em suas ruas estabelecimentos comerciais variados, como galerias de arte e restaurantes.
O idioma falado é o castelhano, espanhol, mas isso não se torna um empecilho para os turistas, principalmente os brasileiros. Em uma mistura de português com espanhol, surge o tão conhecido “portunhol”, informal e que não deixa nada a desejar no quesito entendimento. Na maioria dos lugares, há pessoas que falam, pelo menos, um pouco, a nossa língua e o inglês.
Apesar de sua moeda ser o peso, não dificulta a vida do turista, já que no próprio aeroporto há uma casa de câmbio. Alguns locais também aceitam dólar, real e cartão de débito ou crédito.

É uma cidade que respira arte e conta com profissionais por toda a parte. Desde bailarinos, que, junto com as gotas de suor, deixam transparecer também a paixão pela envolvente e sensual dança regional, o tango, a músicos de rua, que embalam os passeios entre as diversas barracas da feirinha em San Telmo. Abundante também na região são os antiquários, que apresentam peças curiosas e mantém um ar nostálgico por todo o ambiente.
Já no colorido Caminito, é possível deliciar-se com as construções e cores diferentes que, por incrível que pareça, conversam harmonicamente entre si e tornam o lugar ainda mais aconchegante. A interminável feirinha que ali se instala oferece ainda a chance de fotografar-se, por $ 20, ao lado de casais de dançarinos; ela com os homens, e ele com as mulheres.

travel

travel

travel

O Moderno Porto Madero, que se encontra às margens do Rio de la Plata, tem uma história de restauração. Há cerca de dez anos, eram conjuntos de galpões que serviam para armazenar produtos e alimentos que chegavam pelo mar, ao contrário de hoje, que é considerado um grande polo de diversão, com cinema, restaurantes, cafés, museu, casa noturna e uma linda vista do rio.
Aliás, a bela paisagem não é exclusividade de Porto Madero. É possível ser encontrada nas próprias ruas, na combinação das construções que misturam estilos arquitetônicos variados, na arborização e nos monumentos históricos.
Em frente a tão charmosa Casa Rosada, ponto turístico praticamente obrigatório, encontra-se a Plaza de Mayo, onde há uma variedade de galerias com souvenir regionais e vendedores de rua com produtos diversos.

travel

travel

travel

travel

travel

travel

Já a famosa rua Florida é uma surpresa. A cada passo, uma nova loja, de diferentes nacionalidades e com produtos de todos os tipos, enche os olhos de quem vê, e mistura o deslumbre da Galeria Pacífico e da arquitetura, com meninos de rua pedindo dinheiro e engraxando sapatos.
Ponto de encontro dos portenhos, a praça da Recoleta abriga a seu redor restaurantes, bares, lojas e o conhecido cemitério. Um costume das pessoas nativas é sentar nos gramados por ali mesmo, para tomar sol ou apenas jogar conversa fora.
Em Buenos Aires, um jantar pode ser mais do que isso. Casas de tango oferecem noites com boa refeição e shows. Por US$ 94, o Señor Tango oferece gastronomia tipicamente argentina e bebidas inclusas, agregada a uma belíssima apresentação de tango, com direito a cavalos, bailarinos e cantores. Uma superprodução!

Uma das melhores maneiras de conhecer a capital argentina é a pé, apesar dos táxis serem muito baratos, é batendo pernas que se torna possível a descoberta de novos universos a cada virada de rua. Os cafés ao estilo francês, com mesas do lado de fora e grandes toldos, convidam para degustar uma tarde com tranquilidade e sabor.
O que não se pode deixar de provar da culinária local são suas deliciosas parrillas, que graças ao tipo de corte as tornam mais saborosas do que em outros lugares do mundo. Entre eles, os mais conhecidos são o bife de ancho, chorizo e tapa de cuadril. Indispensáveis também são os alfajores e o dulce de leche, deliciosos para os amantes de doces e que fazem jus a sua fama.

Uma cidade apaixonante e que não deve ser conquistada de uma só vez, mas sim em pequenas porções, alimentando o corpo e a alma. É uma cidade de inesgotáveis e adoráveis descobertas.

Serviço:
Consulado da Argentina em São Paulo.
Av. Paulista, 2313, São Paulo – SP
Tel: ( 0xx11) 3897-9522

Señor Tango
Rua: Vieytes 1655, Barracas, Buenos Aires.
Tel: (00xx5411) 4303-0231
www.senortango.com.ar

flaviarfg@hotmail.com

 

 
 
 
imprimir