agenda
travel

TURISMO NAS NUVENS SEM SAIR DO CHÃO

Por Vanessa Piccoli MTB - 52.678/SP
Fotos Divulgação

Você acha que no deserto só vai passar calor, sede, ter alucinações? Não, sua imaginação pode se real ao se aventurar no deserto do Atacama, no Norte do Chile. Mas você deve se preocupar com a variação brusca de temperatura durante o outono, durante o dia, sol e calor intenso que pode chegar a 24ºC e, à noite, frio que chega a 8ºC.

O deserto tem cerca de 200km de extensão, é o mais alto do mundo, com altura que varia de 2.300m a 6.893m acima do nível do mar, e também o mais árido do mundo, por chover pouco na região, e as correntes do oceano Pacífico não conseguirem atravessar.

travel

A região encanta com a paisagem de rios, cânions verdes, lagos, gêiseres, salares (lagoas que secaram e deixaram montanhas de sal e que são povoadas por flamingos) e dunas. Completando o cenário, por essas terras chilenas, é possível, ainda ver guanacos, suri, guayata, tagua (aves) e uma enorme variedade de patos, além de lhamas, vicuñas e vizcachas.

travel

Devido a essas condições climáticas, Atacama tem poucas cidades à sua volta. A mais conhecida é San Pedro de Atacama, a cerca de 2.500m acima do nível mar e que atrai a atenção dos turistas, fotógrafos, pesquisadores, mochileiros, entre outros, em busca de aventuras e explorar as maravilhas deste deserto.

Um passeio interessante durante o dia é no Museu del Padre Le Paige, inaugurado em 1957, para conhecer um pouco do passado da região, da origem, da arte indígena e da era Pré-colombiana. Para quem procura agito durante à noite, não se decepciona com a cidade. Os bares e restaurantes lotam depois da meia-noite.

A cerca de 25km de San Pedro, a Laguna Cejar é um destino procurado por ciclistas. Quem estiver despreparado e quiser se aventurar, a cidade tem pontos de aluguel de bicicletas. Carros locais acompanham grupos para dar assistência em casos de necessidade. Um percurso de 18km até a lagoa de água azul e tão salgada quanto o Mar Morto. Para quem entra para mergulhar, há instrutores que ajudam em técnicas que facilitam a entrada.

Já a Laguna Miscanti, uma surpresa em meio ao deserto: durante inverno, a superfície chega a congelar quase que por completo. O mesmo acontece com sua vizinha, a Laguna Miñiques. E, ao fundo, pode-se ver os vulcões que levam os mesmos nomes das lagoas.

travel

Outra região que deve ser visitadas é Cerro Unita, a 600km de San Pedro, onde se encontra o Gigante de Atacama, com 86m, uma das esculturas de figura humana mais famosas da Pré-história.
O deserto é extenso e tem diversas maravilhas a serem visitadas. A sugestão é se hospedar no Tierra Atacama Hotel & Spa, com vista para vulcões, localizado em San Pedro de Atacama, une conforto e sofisticação, além da aventura de conhecer a região deserta em passeios inesquecíveis com guias que se comunicam em diversos idiomas e têm formações em Biologia e Geologia

Para relaxar após os passeios, o spa do hotel esta à disposição dos hóspedes. O lugar conta com os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto, como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e uso das ervas locais nas massagens, além de saunas, piscinas e uma jacuzzi.

travel

 

 

van.piccoli@gmail.com

 
imprimir