agenda
travel


ECOCHIQUE

Por Leonardo Zanon
MTB 40.990/SP
Fotos Divulgação

Viajar e se hospedar em um hotel com atendimento VIP e instalações sofisticadas pode ficar ainda mais interessante se tudo isto faz parte de um projeto que agrega ainda uma política altamente sustentável.

O pouso e gastronomia Ronco do Bugio é este lugar. Encravado no meio de uma reserva florestal, na pequena Piedade, no interior de São Paulo, foi criado para equacionar o desenvolvimento econômico da região sem destruir a natureza.

travel

Toda a arquitetura privilegia materiais reciclados, além de ter preservado integralmente a vegetação nativa. O ambiente rústico-chique se caracteriza pelo uso de materiais de demolição, vindos de antigas fazendas de Minas Gerais ou das casas de tropeiros paulistas, que relembram parte da história colonial do país.

As suítes, diferentes entre si, possuem lareira, banheira dupla ou ofurô. Porém, o Loft é uma atração a parte. Com 150 metros quadrados, é uma verdadeira casa suspensa, com cama king, TV LCD, lareira, ofurô e obras de arte espalhadas pelos diversos cômodos.

travel

travel

travel

travel

Apesar da sauna e da piscina natural, fuja para o Espaço Terapêutico, projetado com base na filosofia oriental e que conta com tratamentos fundamentados na tradicional medicina chinesa. Há técnicas como reflexologia (massagens nas áreas reflexas dos pés), fitoterapia (aplicação de ervas medicinais) e banhos terapêuticos como os desintoxicantes, estimulantes, calmantes, entre outros, bem como as massagens relaxantes e terapêuticas.

Sustentável
Pertencente a Associação Roteiros de Charme, a pousada possui diversas ações para preservar o meio. Uma delas foi a construção de uma turbina elétrica que gera cerca de 40% do que é consumido na pousada, por meio de uma queda d´água. Além disso, junto à coleta seletiva de lixo para reciclagem ou reaproveitamento, todos os produtos utilizados para banho, limpeza e tratamento de efluentes são biodegradáveis e vem de fontes naturais e renováveis.

Há dois anos foi implantado o Programa de Neutralização da Emissão de Carbono (Ronco Zero). Cada suíte dispõe de um panfleto explicativo que convida o hóspede a participar do plantio de árvores que possam neutralizar a sua estada. Cada item plantado recebe o nome do visitante.

Gastronomia
Nada de química. Está é a ordem do chef Luís dos Santos. O cardápio do restaurante da pousada prioriza o uso de ingredientes orgânicos. Assim, apresenta de maneira sofisticada o que Piedade, uma região que produz 30% do consumo paulista de frutas e legumes, tem de melhor: hortaliças, alcachofras, frutas e ervas. Não há inclusão de aditivos químicos trabalhando-se com sal, ervas e pimenta.

travel

E não se preocupe. O café-da-manhã é servido até as 16 horas e em quatro etapas, dispondo de frutas da estação, seguido de pães variados (integral, caseiro, italiano, de queijo e recheado) e cremes. Cereais, frios, panqueca e omeletes dão continuidade ao desjejum, que ao final conta com doces, bolos, waffles e biscoitos.


Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia
Tel.: (11) 8259-7788
www.roncodobugio.com.br


 
imprimir