agenda
travel


DESIGN NO CORAÇÃO DE TRANCOSO

Por Leonardo Zanon
MTB 40.990/SP
Fotos Divulgação

O UXUA Casa Hotel, inaugurada em 2009, nasceu pelas mãos do conceituado designer de moda e decoração Wibert Daz, que foi diretor de criação da italiana Diesel. Seu principal objetivo ao idealizar o projeto foi considerar todo o sistema sustentável de Trancoso. Localizado em uma vila de pescadores, conta com nove casinhas, sendo três delas voltadas para o Quadrado de Trancoso, combinando a elegância do luxo simples e casual com a rusticidade do lugar.

Logo na chegada, o visitante é envolvido por um ambiente ao ar livre e cercado pelo verde intenso do gramado, as espécies de flores nativas da região e as árvores, entre coqueiros e jacas, que fazem do jardim interno um caminho singelo e harmonioso entre as unidades e a área social do hotel.

travel

A diferença do UXUA está no estilo singular impresso por Wilbert em cada uma das nove casinhas. Nas 14 suítes que compõem as habitações com 1, 2 ou 3 dormitórios, o requinte rústico e exclusivo e a riqueza de detalhes impressionam os visitantes. A inspiração para o projeto do UXUA partiu do próprio estilo de arquitetura e decoração de Trancoso. Suas unidades abrigam a mais legítima baianidade, onde a elegância e o luxo simples e casual fazem o contraponto entre a simplicidade do mobiliário, a decoração com objetos únicos – muitos deles produzidos pelas tribos indígenas Pataxó, e a composição com peças únicas como criadas por artesãos locais se unem ao conforto do ar-condicionado e as camas king size.

O resultado que impressiona a todos no UXUA só foi possível graças ao mergulho às raízes de Trancoso. O resgate de antigas técnicas de construção e restauração, além do uso de matérias primas locais e naturais por construtores e artesãos da região contribuíram para fazer a diferença em sua concepção. Mas, além disto, cada uma de suas casas carregam traços que marcaram a história da vila de pescadores.

travel

travel

Nas dependências do hotel, a área social do UXUA foi concebida como uma extensão das casas. Construída em pau a pique, o hóspede tem à sua disposição um confortável lounge, o bar, a cozinha e um agradável espaço onde são servidas as refeições no hotel. Para brindar este momento, a naturalidade da piscina em formato de lago e inteiramente revestida em aventurina verde, um tipo de quartzo encontrado no interior da Bahia e ao qual se atribuiu poderes de cura, se transformou no cartão postal do hotel e no mais aprazível convite para aproveitar os dias de sol e descanso dentro do UXUA.

A gastronomia do hotel segue o mesmo conceito de sintonia com Trancoso. Para iniciar o dia, um café da manhã onde uma seleção de quitutes legitimamente baianos celebra o início de uma nova manhã. No cardápio do restaurante, receitas típicas trocadas com famílias da região, resultado da interação do UXUA com Trancoso, recebem o toque da alta gastronomia e marcam aos visitantes o sabor e as referências culinárias da Bahia.

Os serviços do UXUA ainda contemplam uma biblioteca com diversos títulos para leitura e acesso à internet, em uma estrutura indiana deixada por seus antigos proprietários, além do SPA e Academia, espaço onde os hóspedes podem relaxar com os diversos tratamentos aplicados por profissionais da região e praticar atividades como ioga, capoeira e pilates.

Há 5 minutos do Quadrado de Trancoso, o UXUA preparou o seu cantinho na praia para receber os hóspedes. Dentro da proposta de turismo sustentável idealizada por Wilbert, o UXUA Praia Bar promove a deliciosa combinação de 'sombra e água fresca' com seus aconchegantes sofás instalados a beira do mar e os serviços de bar da praia, tudo preparado em um barco estacionado nas areias claras da Praia do Coqueiro. Sintonia que celebra o respeito e a consciência do UXUA quanto a utilização dos recursos naturais da região.

UXUA Casa Hotel
www.uxua.com.br
Tel. (73) 3668-2277

leozanon@yahoo.com.br

 
 
 
imprimir